Projeto de Futsal Feminino da SEME já colhe bons resultados
Os trabalhos começaram apenas com a categoria Iniciação, contudo, os dois professores sempre pensaram grande e procuraram ampliar o projeto
Foto: Marcio Egídio/JI
Da Redação
Iniciado no mês de fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal de Itatiba, através de sua Secretaria de Esportes (SEME), sob orientação e coordenação dos professores Neto Dalcin e Léo Mocci, o Projeto de Escolinha de Futsal Feminino começa a colher bons frutos mesmo com poucos meses de existência.
Os trabalhos começaram apenas com a categoria Iniciação, contudo, os dois professores sempre pensaram grande e procuraram ampliar o projeto. Com isso foram criadas também as categorias Sub-12, Sub-13 atentando também para a parte social do projeto.
“Hoje a categoria Iniciação, com meninas de 6 a 10 anos conta com dez crianças, nas categorias Sub-12 e 13 temos em torno de quinze e, no projeto social, que envolve atletas de 15 a 30 anos já temos 25 atletas”, contou o professor Neto Dalcin.
O professor também explicou como começou o projeto. “Começou em fevereiro deste ano com doistreinos na semana com meninas entre 13 e 30 anos. A partir desta turma montamos as categorias Sub-13, Sub-15 e Social, além da categoria Iniciação que já tínhamos montado’, contou.
Para quem pensa que a vida das meninas é só treinamento, as equipes Sub-12 e Sub-13 estão disputando várias competições. “Hoje nosso Sub-13 disputa a Copa Regional em Indaiatuba, jogando contra as equipes de Indaiatuba, Elias Fausto, Jundiaí, São Bernardo e Capivari. Também estamos disputando a Copa Papo Vai TV no Sub-12, junto com Vinhedo e Amparo. Estreamos contra Vinhedo e vencemos por 6 x 1”, comentou o professor Léo Mocci.
Mocci também fez questão de ressaltar as próximas competições das equipes. “O Sub-13 estará disputando a Copa Palmeiras de Futsal. Recebemos o convite do consulado do clube e estaremos disputando a competição na cidade de Rio Claro, no feriado do dia 7”, concluiu.
ATLETAS
As jovens e talentosas jogadoras da escolinha dizem estar adorando a oportunidade de praticar a modalidade que elas curtem de uma forma bem profissional e organizada. A reportagem do JOTAÍ-Diário conversou com as jogadores do time Sub-13, Ana Beatriz e Julia, que falaram sobre como é fazer parte do projeto e o que esperam para o futuro.
“Faz um ano que estou no grupo do Futsal. Tenho 12 anos e vim de São Paulo há três anos e jogo de fixo ou ala. Acho que nosso time (Sub-13) está muito bom. Temos muita amizade entre nós. Os professores são excelentes e temos condições de chegar nas finais em todas as competições que participamos, treinamos muito pra isso”, comentou a atleta Ana Beatriz que disse se espelhar na jogadora Marta para também conseguir sucesso em sua carreira.
A pivô Julia, de 12 anos, também deu sua opinião sobre esse trabalho com as meninas no Futsal e sobre sua equipe. “Comecei jogar no Paraná, com oito anos de idade com meu pai onde ele cuidava de uma equipe de meninos e eu jogava junto com eles. Um professor de lá me convidou para fazer uma semana de testes no Atlético Paranaense, eu passei, mas, por ser ainda muito nova, não pude ficar. Minha família voltou para Itatiba e eu decidi jogar aproveitando esse projeto da Prefeitura”, comentou falando também que quer chegar longe dentro da modalidade e que se inspira muito na atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, e no português, Cristiano Ronaldo, hoje no Manchester United.
TREINOS
Escolinha de Futsal Feminino da Secretaria Municipal de Esportes
Iniciação: Quintas-feiras às 18h30 – Campo Society – Pq Ferraz Costa
Sub-12 e 13: Quartas-Feiras às 19h30 – Ginásio do Jardim Vitória
Social: Informações nos horários de treinamento acima