Projeto de balé municipal leva 167 alunas ao palco no Teatro Ralino Zambotto
Foto: Renato Jr / PMI
O fim de semana foi de casa cheia no Teatro Ralino Zambotto, onde o Balé Municipal Moinho das Artes realizou suas apresentações finais de 2024. Com o tema "Fundo do Mar", o espetáculo lotou a casa nas noites de sexta-feira (01) e sábado (02), emocionando plateias compostas por familiares e convidados das 167 alunas da oficina.
Na sexta-feira, as apresentações foram conduzidas pelas turmas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Jardim Harmonia, San Francisco e Porto Seguro. No sábado, foi a vez das alunas da Biblioteca Municipal Chico Leme e do CRAS Nações subirem ao palco. As apresentações destacaram a diversidade da vida marinha em 10 coreografias encantadoras, que trouxeram à vida personagens como peixinhos coloridos, conchas, pérolas, águas-vivas, algas, polvos, corais, ondas e estrelas do mar. O público pôde apreciar um espetáculo rico em figurinos, cenários e uma atmosfera imersiva.
A coordenação e direção geral foram de Cássia Ramos e Lívia Leardini, com apoio das professoras Ana Beatriz Reinaldi Bufalo Fattori, Helora Fumache e Júlia Franco, da escola de dança Movere, e da própria Cássia. As coreografias e a produção impecável reafirmaram o talento e dedicação das jovens alunas, resultado de um ano de aulas e ensaios.
A Oficina Moinho das Artes
O projeto Moinho das Artes é uma iniciativa da Prefeitura de Itatiba, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, e a empresa Teadit, patrocinadora dos figurinos. As aulas, voltadas para meninas de 6 a 14 anos, são oferecidas gratuitamente e promovem a socialização, trabalho em equipe, coordenação motora e autoestima das alunas, além de estimularem o gosto pela arte.
Durante o ano de 2024, o projeto apresentou dois espetáculos: o primeiro em abril, inspirado na clássica história de "Alice no País das Maravilhas", e agora, no encerramento do ano, uma imersão no universo do fundo do mar. O projeto continua em 2025, dando sequência ao seu compromisso com o desenvolvimento artístico e pessoal das participantes.