Projeto de alunos do Rosa Perrone propõe controlar tráfego de veículos pesados
O trabalho foi finalista da 11ª edição do prêmio Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M
Foto: Divulgação
Veículos de grande porte podem causar transtornos em uma cidade, poluindo, obstruindo vias ou ficando presos em viadutos incompatíveis com sua altura. Para evitar esses e outros problemas, uma equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, elaborou o projeto Controle de Fluxo de Veículos Pesados para Controle da Poluição Urbana. O trabalho foi finalista da 11ª edição do prêmio Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, destinado a alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.
Orientados pelos professores Humberto Zanetti e Leandro Carvalho, os estudantes Alan Lacerda, Rafaela Augusto e Victoria Sousa criaram um sistema de controle em que o veículo, antes de entrar em uma cidade, passa pela verificação de peso e dimensões (altura, largura e comprimento) por meio de uma balança de piso e sensores ultrassônicos. Com base nesses dados, o motorista é orientado sobre as ruas que devem ser evitadas.
“A cidade de Itatiba é chamada de ‘Princesa das Colinas’ porque tem muitas vias em declive e aclive”, conta Zanetti. “É significativo o problema de ruas que acabam interditadas por caminhões que quebram ou enroscam em pontilhões”. Segundo o professor, esse controle pode ser instituído em qualquer cidade.
A equipe de alunos acaba de concluir o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e só recebe elogios do professor. “Eles se dedicaram bastante, construíram um protótipo do sistema e foram muito bem na apresentação”, explica.