Projeto da Etec de Itatiba agiliza resgate em caso de afogamento
Foto: Divulgação
É um drone, mas não cruza os céus. Em vez disso, o dispositivo submerge em rios, lagos e lagoas para localizar vítimas de afogamento, agilizando o resgate e poupando mergulhadores e bombeiros de um trabalho insalubre.
Batizado de Nautilus (drone de busca subaquático), o projeto, que nasceu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, conquistou o terceiro lugar, da categoria Engenharia, na 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, disputada por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.
O protótipo foi desenvolvido por três estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial: Carlos Burato, Kauã Ferraz e Messias Celestrino, sob orientação de Alex Paulo da Silva e coorientação de Wellington Barbosa. “Na nossa região, infelizmente, são comuns os casos de afogamento, especialmente no verão”, explica Silva.
Totalmente produzido na escola, a partir de uma impressora 3D, o drone conta com um sistema de contrapesos para que possa submergir, motores para o controle de direção e de subida, sistema de comunicação, sensor ultrassônico que indica a profundidade, e uma câmera.
“Além de acelerar o resgate em caso de afogamento, já que a mobilização de uma equipe de salvamento pode ser demorada, o Nautilus é capaz, por exemplo, de localizar a arma de um crime”, finaliza Silva.