Projeto ‘Conectando Boas Práticas’ visa reconhecer o trabalho dos educadores brasileiros
A professora itatibense Katia Diolinda Freire foi uma das vencedoras do concurso "Conectando Boas Práticas"
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A professora Katia Diolinda Freire, que leciona alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Francisco Rodrigues Barbosa, na Vila Mutton, foi uma das vencedoras do concurso “Conectando Boas Práticas: Projetos Pedagógicos Inspiradores”, da Fundação Lemann.
Em 2021, Katia desenvolveu um e-book, junto aos alunos do 9º ano que estavam prestes a se formar. No e-book cada um dos alunos pôde escrever um pouco de si e o que esperavam do futuro, tudo em forma de microcontos. Porém eles não sabiam como esses depoimentos seriam utilizados. O livro eletrônico foi apresentado somente na cerimônia de formatura, deixando a todos emocionados.
A professora conta que foi um grande desafio, já que em 2021, por conta da pandemia de covid-19, não havia contato em sala de aula, somente online. “O e-book nos ajudou a criar uma interação maior com os alunos e um conhecimento maior da necessidade que eles tinham”, conta. Katia explica que teve que aprender a usar novas ferramentas para que o projeto se tornasse realidade.
‘Boas Práticas’
O projeto “Conectando Boas Práticas: Projetos Pedagógicos Inspiradores” tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao trabalho de educadores de todo o Brasil. A ideia é reunir boas práticas de professores, coordenadores e diretores escolares, criando um banco online e acessível com os melhores projetos pedagógicos.
Prêmios
Este prêmio é o segundo recebido por professores de Itatiba, em um período de cinco meses. Em outubro do ano passado, a professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Rosa Masetti Paladino, no Bairro Porto Seguro, Dayane Marretto, foi uma das vencedoras do Prêmio Destaque Educação 2021, promovido para identificar e reconhecer experiências de sucesso na educação.
Em dezembro, o aluno Samuel Victor Belarmino, aluno do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Philomena Salvia Zupardo, ficou em segundo lugar na premiação nacional do Projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho. O resultado foi garantido na categoria Poesia.
A Educação oferecida pela rede pública em Itatiba foi considerada, em novembro do ano passado, a terceira melhor do País, pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública.