Projeto Arte Cultural visa a educação extracurricular de crianças e adolescentes
Nas aulas- treino todas as pessoas são direcionadas a treinar habilidades relacionadas ao desenvolvimento individual
Foto: Luciana Henrique
Da Redação
O Projeto Arte-Cultural Capoeducere tem como principal objetivo a educação extracurricular para crianças e adolescentes através da disciplina em grupo.
Todas as pessoas atendidas são direcionadas ao desenvolvimento individual de habilidades nas aulas-treino. Algumas dessas habilidades treinadas são coordenação motora, a prática de exercícios físicos, iniciação à musicalidade e contato com danças folclóricas.
Também é trabalhada a importância do respeito às diferenças, além dos atendidos passarem pelo processo de abertura a novas perspectivas em história/geografia do Brasil e do globo terrestre.
No ginásio, está presente Valdemar Corcelli, que está no projeto desde 15 de agosto de 2018. O projeto está temporariamente em pausa devido à pandemia. Também coordena o projeto Luciana Henrique, coordenadora do CAENF (Centro de Artes e Educação Não-Formal em Itatiba) e Coletivo Campo dos Sonhos.
HISTÓRIA
O Bloco Afro Percussivo Batuquedum, movimento de cultura popular, surgiu em 25 de dezembro de 2009, por meio de um músico percussionista, de Feira de Santana- Bahia, conhecido no mundo artístico como Sérgio Kapetinha.
Sérgio passou a desenvolver variedades de ritmos, possibilitando ao grupo o desenvolvimento de potencialidades, ampliação do universo musical, cultural, artístico e questões sociais como gêneros, etnias, racismo, preconceitos, intolerância religiosa, entre outras.
O bloco vem desenvolvendo o seu trabalho a dez anos nas comunidades periféricas locais do Jd. Ângela e adjacências, com o intuito de aproximar o conhecimento entre a diversidade cultural e social, por meio de apresentações e atividades culturais.