Programa FormAção traz 19 novas oportunidades de cursos gratuitos

Foto: Divulgação / PMI
Na próxima segunda-feira, dia 28/04, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba abre inscrições para 19 novas oportunidades de cursos de até três meses de duração para a geração de renda, seja através de negócio próprio ou com melhoria no currículo para o mercado de trabalho. Ao todo, serão 610 vagas disponíveis.
Dentre as opções desta edição de abril de 2025, está de volta o curso Operador de Empilhadeira, muito procurado nos últimos anos, e novas vagas para Informática Avançada. Há muitos outros em que o participante pode fazer renda extra, inclusive adolescentes: o de Bolo no Pote é para participantes com idade entre 13 e 16 anos, e o de Fotografia e Marketing Digital, destinado para maiores de 14 anos.
Instalação de piso vinílico
A presidente do Fundo Social, primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, visitou na última quarta (16) a aula prática do curso de Instalador de piso vinílico, no Complexo Alice. Nesta oportunidade de dois dias, os alunos aprenderam tanto para instalar em casa quanto para aumentar a renda. “Já teve uma edição e tivemos de novo porque foi um curso muito pedido. Agora com uma parceria muito legal, maravilhosa com a empresa Tarkett, de referência neste piso versátil. Curso totalmente gratuito, com materiais doados pela empresa porque a pessoa pode mesmo ganhar dinheiro com isso, que é a intenção com todos os cursos do FormAção”, ressaltou Barbara.
“Temos um curso de captação no Brasil inteiro e é muito importante fazer também em Itatiba para fomentar mão de obra. Aqui tem muito mercado. Trouxemos equipe, material, ferramentas, uniforme e bom humor para o treinamento”, disse Alexandre Mitre, gerente nacional de vendas da Tarkett.
Alexandro Rosa, empreiteiro de obras há 20 anos e universitário, cursando Engenharia Civil, aproveitou a oportunidade que soube através de um amigo arquiteto. “Começou a ter mais novidades do meu segmento e quis fazer. É surpreendente a atenção e o cuidado com os alunos, um projeto que vale muito a pena”, elogiou.
Renato Gardelha Hernandes, que está em Itatiba há oito meses, também fez este curso. “Me interessei e é gratuito, o custo é nosso tempo. Sou autônomo e consegui conciliar três cursos: este, de monitoramento de câmera de segurança e de aplicação de papel de parede. É mais informação e uma abertura imensa de trabalhos em áreas que estão precisando do serviço”, avaliou.
Opções da vez
Dentre as opções desta edição, a unidade do Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social oferece 10, sendo: Alimentação e Hábitos Saudáveis, Aprenda a Fabricar e Vender Pizza e Salgados T2, Auxiliar de Maquiagem, Culinária para Adolescentes - Bolo no Pote, Departamento Pessoal, Faça e Lucre com a Mavalério - Doces Finos e Bem Casados, Operador de Empilhadeira, Padaria Artesanal, Personal Organizer - Ambientes Residenciais, Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (eixo Corte e Costura).
O Domingos, dentro do Complexo Alice, tem cinco opções: três turmas de Informática Avançada - Excel Aplicado em Negócios, além de Descomplicando o Direito e Fotografia e Marketing Digital.
O Idésio vem oferecendo quatro opções, que são: Organização Metodologia 5S, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia e a palestra Atendimento ao Cliente na Era Digital.
São apoiadores do FormAção nesta edição: ARM Digitalizações, Casa da Juventude/Sec. de Governo, Drogaria Total, Fundo Social de São Paulo - FUSSP, Mavalério, Projeto Nova Geração/FSS, Raízes, Sebrae, Senai e Tarkett.
Desde o início deste ano, o Programa FormAção recebe inscrições em qualquer unidade do Fundo Social.