Professores de Vinhedo participam de visita ao MIT Media Lab (EUA) para promover educação inovadora
Grupo visitou escolas, participou de cursos e dividiu experiências com pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology
Foto: Pref. Vinhedo
Dois professores da Rede Municipal de Educação de Vinhedo estiveram entre os 20 educadores que participaram da Expedição Criativa em Boston, nos Estados Unidos, para debater e promover a inovação na educação. O evento teve como tema “Alavancando a Adoção Sistêmica da Aprendizagem Criativa nas Redes Públicas”. Os professores da Rede Municipal de Vinhedo Diego Rodrigues Gonçalves, formador mestre do programa Escolas Criativas, e Peter Rodrigo Trento, articulador e mestre, participaram da expedição.
Vinte representantes de 10 secretarias de Educação do País estiveram em Boston, de 19 a 23 de setembro, convidados pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Eles visitaram quatro escolas que adotam práticas efetivas de aprendizagem criativa, participaram de cursos sobre como integrar o método no currículo escolar, oficina de computação criativa e dividiram experiências com pesquisadores do Grupo Lifelong Kindergarten (Jardim de Infância para a Vida Toda, traduzido para o português), do MIT.
Os educadores trabalham nas redes municipais de Educação de nove cidades que integram a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Vinhedo, Jaguariúna, São Bernardo do Campo, Branquinha, Caruaru, Curitiba, Recife, Ribeirão das Neves, São Luiz e da rede estadual do Rio Grande do Sul.
A Rede Brasileira de Aprendizagem foi criada em 2015, a partir de uma iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) junto à Fundação Lemann. É um movimento do terceiro setor que trabalha para o fortalecimento da educação pública com a Aprendizagem Criativa. Conta com uma comunidade de mais de 5 mil membros entre educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, alunos e outros interessados na implementação de práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para os alunos de escolas, universidades, espaços não formais de aprendizagem e residências de todo o Brasil.
O programa Escolas Criativa prevê impactar 500 mil alunos até 2024, em dez redes de ensino municipais e nas redes estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas.