Professores da Etec Rosa Perrone contam como estão lidando com as aulas online
Os alunos da estão tendo aulas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Microsft Teams"
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Da Redação
A necessidade de ingressar com certa urgência em um mundo digital com o qual não se está familiarizado fez muitos professores aguçarem a criatividade para dar conta do recado. As soluções nem sempre as mais tecnológicas possíveis.
Os alunos da Etec Rosa Perrone Scavone estão tendo aulas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem “Microsft Teams”, que pode ser acessado através de programas instalados em computador ou no celular, bastando apenas acesso à internet. Durante 22 de abril e 1º de maio, os alunos tiveram acesso a videoaulas sugeridas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. “A partir do dia 4 de maio, os professores de cada componente curricular encontram os estudantes nas respectivas salas do aplicativo e ministram o conteúdo (...). No início, a adaptação exigiu um grande esforço da equipe gestora, porém as dificuldades foram superadas através da consulta aos tutoriais disponibilizados e do apoio de uns aos outros”, garante o diretor da Etec, Cristiano Oliveira. Os professores continuam propondo exercícios que já foram de grandes vestibulares, além de eventos online, convidando ex-alunos da Etec para palestrar, principalmente aos alunos do 3º do Ensino Médio.
Sem acesso à internet
Segundo Cristiano, existe certa quantidade de alunos que não possui acesso à internet, neste caso, “marcamos algumas datas para que possam retirar o conteúdo na instituição e devolvam dentro do prazo”, explicou. Ainda, segundo ele, não há previsão para a volta das aulas presenciais, já que a Etec segue o plano do Governo do Estado de São Paulo.
Avaliações
Segundo o professor do Eixo de Controle e Processos Industriais, Alex Paulo da Silva, assessor da direção, as provas e exercícios avaliativos estão sendo aplicados na plataforma digital, onde os alunos têm um prazo determinado por calendário para realizar e entregar para que sejam corrigidos.
A professora de Biologia, Maria Antonieta Nardin França, diz não avaliar os alunos apenas por provas ou testes e, sim, pela participação dos mesmos em chats, “para mim, entregar os exercícios, significa que ele fez as pesquisas, estudou o conteúdo e aplicou na resolução dos problemas”.
Gravações
“Realizo as gravações em minha casa, geralmente gravo e deixo à disposição para que os alunos possam assistir novamente; além de ficar disponível para aqueles que têm dificuldade de acesso”, garante Alex Paulo.
Maria Antonieta acredita que lidar com a atenção aos alunos é igual à aula presencial, “se você não consegue se conectar com os estudantes, compartilhar conhecimento, não irá conseguir a atenção”. “Os conteúdos de minhas aulas são postados em formas de pptx com áudio, pdfs de minha autoria e informações do site www.panetabio.com. Sempre coloco material escrito, pois não sei quantos dos alunos podem baixar o vídeo”, garantiu.