Professora da Rede Municipal de Campinas é finalista em prêmio internacional
Prefeito Jonas Donizette entrega brasão da cidade para professora Doani Emanuela Bertan
Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Única brasileira finalista do prêmio internacional “Global Teacher Prize”, maior prêmio do mundo para professores, Doani Emanuela Bertan, foi recebida pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na manhã desta terça-feira, dia 17 de novembro.
Ela concorre ao prêmio, que é tipo de Nobel da Educação, com o Projeto “Sala 8”, um canal de vídeos no Youtube que apresenta conteúdos de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências para crianças na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância desse movimento inclusivo na Educação e também entregou o brasão da cidade para a professora. “Agradeço em nome de Campinas a sua dedicação aos nossos alunos surdos, porque é muito importante termos esse movimento inclusivo. O brasão é uma honraria que entregamos para algumas pessoas que destacam o nome da cidade de Campinas. Que Deus continue abençoando seu trabalho e tudo o que você já fez pelas crianças e ainda vai fazer”, reforçou o prefeito.
Para a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, é um orgulho muito grande para toda a rede e para o Núcleo de Educação Especial de Campinas que é referência desde 1989. “A Doani vem coroar esse trabalho com a Educação Especial no ramo de surdos. Acho fantástico uma professora de escola pública ser finalista de um prêmio desse. Isso mostra a qualidade dos nossos profissionais”, destacou.
Emocionada, Doani falou sobre a sensação de estar entre os dez concorrentes finalistas. “É um momento de muita euforia, mas também de muita responsabilidade por poder representar os professores do Brasil e, principalmente, a escola pública”.
Sobre o prêmio
O prêmio é concedido desde 2014 pela Fundação Varkey, entidade que destina recursos à Educação em áreas carentes. Os finalistas deste ano foram escolhidos entre 12 mil candidatos de mais de 140 países. O resultado sai no dia 3 de dezembro.
Doani atua na Rede de Ensino Municipal de Campinas desde 2012, como professora bilíngue de Português e Libras. Ela dá aulas para surdos na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho.