Procon Valinhos notifica 89 estabelecimentos contra preço abusivo de repelentes
Produto tem sido muito procurado para combate à dengue
Foto: Nicole Gonçalves/PMV
Com a alta no número de casos de dengue em todo o Brasil e a grande procura por repelentes em farmácias, drogarias e supermercados, o Procon de Valinhos fiscalizou e notificou 89 estabelecimentos do município contra os preços abusivos nas vendas do produto.
“A nossa fiscalização no comércio busca coibir as práticas abusivas e sensibilizar os comerciantes dos produtos utilizados no combate à dengue. O repelente precisa estar acessível a todos, pois com a colaboração de consumidores e fornecedores conseguiremos lutar contra a dengue”, destacou a Diretora do Procon, Vilma Albuquerque.
A partir de pesquisa e registro, somente no último ano, o órgão identificou aumento médio de 15,8% no valor do produto. Com isso, todos os estabelecimentos de venda do item foram notificados e receberam um ofício de orientação acerca das práticas abusivas na precificação dos repelentes.
Em caso de dúvidas ou problemas de consumo, o Procon de Valinhos permanece à disposição pelo telefone (19) 3871-1223 e presencialmente, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº45, Centro. O e-mail de contato é procon@valinhos.sp.gov.br.
Casos e combate
Entre o dia 1º de janeiro até quarta-feira (21), a Secretaria da Saúde de Valinhos informou ter registrado 535 casos positivos e 1.182 negativos de dengue na cidade. O aumento no número de casos de dengue é uma realidade que vem sendo enfrentada em todo o Brasil. Desde o início deste ano o país já registrou mais de 740,9 mil casos, entre prováveis e confirmados. Os dados nacionais são do Ministério da Saúde.
O ente federal também aponta que o aumento do número de casos de dengue no território nacional pode estar relacionado a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país.
Em Valinhos, a Prefeitura intensificou as buscas ativas e conscientização para combate à doença. Também está com ação de nebulização (fumacê) em andamento no Vila Santana. Na UPA os moradores com sintomas da doença, ao passarem por avaliação médica, têm acesso ao teste rápido.