Procon de Itatiba traz dicas para aproveitar com segurança a Black Friday
Foto: Reprodução / Procon Itatiba
A Black Friday 2024 será na sexta-feira, dia 29/11, e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) orienta os consumidores com dicas para ter uma boa experiência na data, uma ação mundial que aquece a economia com promoções antes do Natal.
Dentre as recomendações, está evitar comprar por impulso, desconfiar de ofertas milagrosas ou descontos muito elevados e redobrar a atenção na hora de conferir a data de validade dos produtos.
A coordenadora da unidade do Procon de Itatiba, Patrícia Moreton, reforça o alerta para aproveitar promoções com segurança, sem cair em golpes, especialmente na hora de fazer compras online.
“Os casos mais comuns de reclamações no período são compras realizadas em sites falsos, além de dificuldades no recebimento de compras, como atraso na entrega ou mesmo produtos que não foram entregues. Para evitar cair em armadilhas, verifique se a empresa tem boa reputação na internet e se o site é confiável, ou seja, se o endereço começa com https - o ‘S’ se deve à segurança do site”, indica Patrícia. Confira mais dicas abaixo.
Para orientações sobre como proceder para registrar uma queixa e agendamento de atendimento, o consumidor deve entrar em contato com o Procon local, pelo telefone 4524 -3334, no horário comercial. O Procon – Unidade Itatiba fica na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, à Av. Nair Soares de Macedo Fatore - 200, ao lado da rodoviária.
Recomendações para esta Black Friday:
• Antes de pagar pelo produto ou serviço, confira se está correto o valor e o nome da pessoa ou da empresa que vai receber o dinheiro;
• Fique atento aos valores dos fretes. A empresa deve deixar bem claro, caso seu CEP não esteja previsto no seu plano de entrega. A alteração do preço final já deve constar no carrinho de compras do consumidor;
• Desconfie se algo parecer falso, como a grafia;
• Confira as condições do pagamento do produto, como parcelas e se é com ou sem juros;
• Desconfie de empresas ou promoções que restrinjam formas de pagamento, aceitando, por exemplo, somente Pix ou boleto bancário;
• Informe-se sobre a política de trocas da empresa. Lembrando que compras on-line ou à distância têm sete dias para desistência com devido ressarcimento;
• Certifique-se de que a empresa tem canais diretos de atendimento ao consumidor;
• Não confirme informações pessoais (principalmente as senhas) por telefone ou e-mail.
• Dê preferência às formas de pagamentos mais seguras, como cartão de crédito, ou plataformas de pagamento.
• Monitore os valores com antecedência para evitar a “maquiagem de preço” ou falsas promoções;
• Cuidado com golpes de phishing, quando tentam roubar dinheiro e identidade, como senhas e dados pessoais. Os criminosos podem se passar por empresas e amigos, usando desde telefonemas a sites falsos;
• Seja prudente ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais: prefira consultar o site oficial da empresa e evite abrir anexos e links recebidos de desconhecidos.