Primeiro dia do 4º Encontro do Interior de Guardas Municipais tem palestras e desfile de viaturas
Assunto da pauta foram as Rondas Ostensivas Municipais (Romu); o evento, que prossegue até 27/09, conta com representantes de GMs de 25 cidades de sete Estados do País
Foto: Firmino Piton
O primeiro dia do IV Encontro das Guardas Municipais do Interior na quarta-feira, dia 25 de setembro, na Expo Dom Pedro, em Campinas, foi dedicado às discussões sobre as especializadas Rondas Ostensivas Municipais (Romu), com diversas palestras sobre o assunto. O evento contou hoje com representantes de guardas municipais de 25 cidades de sete Estados do País.
O 4º EIGM encerrou com desfile de cerca de 20 viaturas e três veículos blindados em um percurso que saiu do local do evento, passou pelo Parque Taquaral e percorreu alguns pontos turísticos da cidade.
Abertura
A abertura do evento contou com a participação de autoridades das polícias Civil, Militar e Federal.
O secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, destacou a importância da integração das forças de segurança no combate ao crime. “Campinas, hoje, é a quarta cidade mais segura do País com população acima de um milhão de habitantes, fruto desse trabalho da Guarda Municipal, da Polícia Federal, do Ministério Público, através do grupo da atuação especial contra o crime organizado, além da Polícia Civil e da Polícia Militar. O que nós almejamos é que esse modelo de integração seja replicado em todo o Brasil, trabalhando juntos, porque isso nos torna mais fortes, proporciona eficiência para o nosso trabalho e a população colhe esses resultados, como tem acontecido aqui na nossa cidade”, salientou Biggi.
A comandante da GM Campinas, Maria Lourdes Soares, falou que o objetivo do evento é o fortalecimento das Guardas Municipais. “A troca de experiências entre as GMs é importante, assim como nos ajudarmos mutuamente. Independente do tempo em que foram criadas, as guardas municipais estão em uma curva ascendente nos nossos municípios, sendo reconhecidas como aqueles que cuidam da sua cidade”, disse Lourdes.
Palestras
Na parte da manhã, o destaque foi uma palestra sobre o crime organizado, conduzida pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Rodrigo Lopes e Felipe Bertolli, focando na atuação do órgão e ressaltando a importância das guardas municipais no combate ao crime. “Os aparatos que as guardas municipais possuem, as tecnologias de muralha digital e as informações trocadas pelo patrulhamento na rua favorecem a identificação de criminosos, contribuindo com as investigações, seja do GAECO ou da Polícia Cívil”, destacou Rodrigo.
"Hoje, a Guarda é realmente uma parceira, seja no combate à criminalidade, na troca de informações e no apoio às operações do Gaeco", completou Felipe.
Após o almoço, a primeira palestra abordou o Grupo de Pronta Intervenção (GPI), da Guarda Municipal de Campinas, que foi apresentada pelo diretor da Academia da GMC, Fagner Pompiani. Em seguida, o subinspetor da GM de Jandira, Siderley Lima, falou sobre a evolução do patrulhamento tático das Guardas Municipais.
Na sequência, o guarda municipal da ROMU de Paulínia, Leandro Pine Leite, falou sobre a atuação das equipes táticas do município e a redução do índice de furto e roubo de motos na cidade. E, por último, o secretário de Segurança Pública de Capivari apresentou as ocorrências de maior destaque atendidas pela GM do município.
O Encontro vai até sexta-feira, 27 de setembro, e traz as mais recentes novidades e tecnologias voltadas para a segurança pública, além de palestras, seminários e painéis com representantes de empresas e membros das GMs. Na quinta-feira, dia 26, o tema é dedicado às patrulhas Maria da Penha e, na sexta-feira, dia 27, haverá o tradicional Torneio de Cães Policiais.