Primeira fase da Fuvest é realizada hoje com medidas de prevenção contra a covid
O exame começará às 13h; cerca de 130 mil estudantes farão a prova com 90 questões de múltipla escolha
Por G1
A prova da primeira fase do vestibular Fuvest 2021 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) é realizada neste domingo (10), com um mês de atraso por conta da pandemia do coronavírus. Cerca de 130 mil candidatos inscritos participarão de esquema especial com cuidados para a prevenção da Covid-19. Por causa da pandemia, o exame será aplicado em 148 locais neste ano, contra 88 em 2020.
Os portões de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, quando terá início o exame. Neste domingo, os estudantes terão que responder 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha, no prazo de cinco horas.
Pandemia
A pandemia do coronavírus trouxe mudanças aos vestibular, começando pelo próprio calendário. A Fuvest considerou que deveria dar mais oportunidade para que os candidatos se preparassem para o exame após um ano letivo fora das salas de aula, e a prova, que estava prevista para novembro, foi adiada para este início de 2021.
O conteúdo da prova também foi alterado, e o foco estará nos aprendizados do primeiro e do segundo ano do ensino médio, o que não significa que a prova será mais fácil ou que não vão cair assuntos que seriam abordados no terceiro ano.
Alterações
A dinâmica da prova também vai sofrer alterações: os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova. Se quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova.
O uso de máscara é também será obrigatório. O único momento em que ela poderá ser retirada é para beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer o reconhecimento.
Além disso, para conseguir atender ao distanciamento necessário entre as carteiras, neste ano a Fuvest terá 148 locais de prova, contra 88 em 2020. O máximo de ocupação é de 40% em cada sala.