Previsão do tempo aponta para temperaturas chegando a 30º C e chuvas rápidas
Se manter bem hidratado está entre as recomendações da Defesa Civil para enfrentar o calor
Foto: Arquivo JI
Da Redação
Segundo informações do site Climatempo, a previsão para os próximos dias, em Itatiba, é de temperaturas variando entre 18º C e 30º C, com períodos de céu nublado e chuvas rápidas.
Para esta sexta, dia 8, é previsto sol com muitas nuvens, chuva rápida durante o dia e à noite. No sábado, dia 9, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado; noites com muitas nuvens. Não há previsão de chuva para sábado e as temperaturas poderão chegar a 18ºC e 29º.
Já no domingo, sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde/noite. Temperatura variando entre 18º C e 29º.
Pluviometria
No mês de novembro, Itatiba registrou 174,3 mm de chuva, segundo dados da Casa da Agricultura. Em novembro de 2022, foram registrados 177,7 mm.
Entre janeiro e novembro deste ano, o maior índice de chuva no município foi registrado em outubro, com 258,2 mm. O menor foi registrado em julho, chovendo apenas 6,8 mm.
Anos anteriores
Em comparação aos três últimos anos, o menor índice pluviométrico de julho, em Itatiba, foi registrado em 2022 – apenas 5,6mm de chuva, sendo o menor registrado naquele ano.
Até o momento, entre 2020 e 2023, o maior índice de chuva no município foi registrado em dezembro de 2022 – 369,77 mm.
Cuidados necessários
A Defesa Civil reforça a importância dos cuidados que a população deve tomar durante o calor, como manter-se bem hidratada, bebendo bastante água e evitando se expor ao sol nos momentos mais quentes do dia – especialmente na parte da tarde. Em qualquer momento, o filtro solar é fundamental.
Fazer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h também não é recomendável nestes dias. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois desidratam mais rápido. Animais domésticos também devem ter livre acesso à água – eles também desidratam rápido com o calor intenso.
Com as temperaturas altas, também vale lembrar que a população deve evitar nadar em lagos, rios e represas, pois é grande o risco de afogamento em áreas não assistidas.