Prevenção contra temporais: Prefeitura de Valinhos faz força-tarefa para vistoriar árvores em locais públicos
Ação conjunta entre departamentos técnicos e Defesa Civil visa detectar árvores com risco de queda e prevenir acidentes no período chuvoso

Foto: Pref. Valinhos
Em ação preventiva devido ao período de chuvas intensas e estragos causados pela frequente onda de temporais na região, a Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Praças e Jardins, em conjunto com a Defesa Civil, iniciou nesta quarta-feira (25) uma força-tarefa para vistoria e mapeamento de árvores com risco de queda.
O objetivo é identificar as espécies saudáveis e prevenir acidentes, retirando as que estão suscetíveis à queda após constatação e emissão dos laudos devidos necessários.
“Nossas equipes trabalham com um cronograma intensificado para ações preventivas no período chuvoso, com desassoreamento de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo, serviços de zeladoria e agora dando início às vistorias e ao mapeamento de árvores para prevenção de acidentes”, destacou a prefeita capitã Lucimara.
Os trabalhos foram iniciados em locais de lazer com grande circulação de munícipes, como o Centro de Lazer do Trabalhador - Parque CLT, Parque dos Lagos, Parque Monsenhor Bruno Nardini - Parque da Festa do Figo e grandes praças da cidade, como Praça Washington Luiz, Praça Brasil 500 Anos e outras. Quando finalizada a vistoria nestes locais, as equipes percorrerão bairros e outros locais da cidade.
Chuvas
Na última semana, Valinhos registrou 56,2 mm de chuva com grandes temporais e estragos pela cidade, 20 quedas de árvores em diferentes bairros da cidade, sendo algumas quedas sobre a fiação elétrica, uma queda de árvore sobre uma residência no bairro Alpinas e uma sobre um veículo no bairro Vale Verde, além de um destelhamento de residência também no bairro Alpinas. Equipes da Prefeitura trabalharam durante toda a madrugada para prestar auxílio à população e atuar na limpeza e segurança dos locais atingidos,.
Na semana passada, a Prefeitura de Valinhos iniciou as obras de emergência em oito locais mais críticos e afetados pelas chuvas na cidade. De acordo o secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon, o objetivo é prevenir consequências graves, como rompimento de vias e desabamento, reestabelecendo a ordem na cidade. Valinhos está em estado de emergência desde o dia 6 de janeiro.