Preso ganha liberdade em Jundiaí, mas furta cadeado do CDP na saída e volta para cadeia
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Um homem que estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, e que nesta sexta-feira (27) conseguiu alvará de soltura para responder pelo seu crime em liberdade, conseguiu a proeza de ser preso, novamente, após dar alguns passos para fora da cadeia. Isso porque, de acordo com os agentes penitenciários, ele furtou o cadeado do portão da no momento em que deixava o local. Após alguns passos, em liberdade, ele foi preso novamente.
De acordo com agentes penitenciários do CDP, era por volta das 18h, quando eles iniciaram o processo de movimentação de um detento, para colocá-lo em liberdade, dando cumprimento a alvará de soltura expedido pela Justiça em favor dele. Como parte do procedimento, os agentes destrancaram o portão principal e permitiram sua saída do local.
Porém, após a saída dele, os agentes foram fechar novamente o portão, momento em que deram falta do cadeado. Suspeitando de que o preso, agora em liberdade, pudesse ter furtado o cadeado, eles então o chamaram de volta - ele havia andado apenas alguns metros -, e o revistaram, encontrando com ele o cadeado do portão principal do CDP.
Por esse motivo ele recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Plantão Policial, onde o delegado Rodrigo Carvalhaes o prendeu em flagrante, por furto, e representou por sua prisão preventiva. "A segregação cautelar é imprescindível à garantia da ordem pública. O crime é revestido de gravidade em concreto, pois cometido contra patrimônio público, sob a custódia da sistema de administração penitenciária, no momento em que seria colocado em liberdade. Com esse comportamento, o indiciado demonstra que não possuí freios inibitórios e, sobretudo, não assimilou a terapêutica criminal, devendo permanecer segregado do convívio em comunidade".
O pedido de preventiva será analisado pelo juiz durante audiência de custódia neste sábado. Caso seja aceito, o preso volta para o CDP.