Presidente pentacampeão e investimento japonês: conheça o Ska Brasil
Equipe criada e presidida por Edmílson ocupará vaga do Osasco FC e é a novidade do futebol paulista

Foto: Ska Brasil / Divulgação
Por Ruben Fontes Neto
Criado e presidido por Edmílson Moraes, pentacampeão com a Seleção Brasileira na Copa de 2002, o Futebol Clube Ska Brasil é a novidade entre os 35 participantes da Segunda Divisão Sub-23 do Campeonato Paulista. Com investimento japonês, metodologia própria e com centro de treinamento sediado em Santana do Parnaíba, o clube vive a expectativa de fazer a sua estreia no torneio.
Um dos poucos atletas a conquistar a Copa do Mundo e a Champions League, Edmílsonn se aposentou dos gramados em 2011 após passagens por São Paulo - bicampeão paulista -, Lyon, Barcelona, Palmeiras, entre outros. O ex-zagueiro/volante, porém, não deixou o futebol e projetou a criação de um clube. Assim surgiu o Ska Brasil, que conta com investimento estrangeiro, o que ajudou na estruturação da equipe para ingressar no profissionalismo. “Este é um projeto que demorou mais de dois anos para se concretizar a partir da minha primeira conversa com os japoneses da Skylight. É o primeiro clube de investimento japonês no Brasil e o primeiro time profissional de Santana de Parnaíba”, conta o presidente.
Distante pouco mais de 40km da capital, Santana de Parnaíba abriga o Centro de Formação de Atletas Telê Santana, onde o Ska Brasil trabalha os seus jovens atletas utilizando metodologia própria desenvolvida pelo presidente em conjunto com Eduardo Andriatti, superintendente técnico e metodológico do clube. “Tenho certeza que através da nossa metodologia de formação de atletas, buscando resgatar as raízes do futebol brasileiro, teremos bons frutos neste processo educacional e de formação destes jovens para o mercado internacional”, avalia Edmílson.
Embora o projeto tenha começado do zero, o Ska Brasil ocupará o lugar que era do Osasco FC, mantendo a data de fundação do antecessor e, por enquanto, a sede, já que o Estádio Municipal de Santana de Parnaíba ainda está em fase de construção. A nova casa foi projetada para ter sete mil lugares, mas, enquanto não fica pronta, o time sediará as partidas no estádio Prefeito José Liberatti.
Além de Edmílson e Eduardo Andriatti, o clube ainda tem em seu quadro de profissionais o superintendente de futebol Demétrius Ferreira, ex-jogador do Palmeiras e Olympique de Marselha, e o técnico Leandro Mehlich, que tem em seu currículo passagens por Red Bull Brasil, Desportivo Brasil, Corinthians, Osasco Audax e Santos.
A estreia do Ska Brasil acontece no sábado, às 15h, diante do Mauaense, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco. A partida será transmitida pela FPF TV, assim como todos os outros jogos do Campeonato Paulista Sub-23 - Segunda Divisão.
Fonte - site da FPF