Presidente do CMDCA de Itatiba participa do Programa Debate
Lurdes Müller esteve no Debate na CRN, onde respondeu perguntas dos apresentadores e ouvintes
Da Redação
Lurdes Müller, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itatiba esteve no Programa Debate da última quinta-feira, dia 3. Ela abordou questões relativas à eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares, respondendo as questões formuladas pelos ouvintes e apresentadores.
Questionada sobre a possibilidade de um conselheiro eleito ter outra ocupação enquanto ocupa sua função, ela foi enfática: “Não pode”. E acrescentou: “Isso consta no edital previsto pelo Conselho Tutelar. Ele terá que ser exclusivamente conselheiro tutelar. Se tiver, ele terá que escolher entre sua profissão e o conselho. Todos que se inscreveram estão cientes disso”, disse.
Sobre a carga horária a ser cumprida, ela explicou: “Os conselheiros tutelares cumprem uma carga horária diária, das 8h às 17h. Três deles entram das 8h às 14h e outros dois fazem das 11h às 17h. A sede do Conselho Tutelar funciona na unidade do PoucoTempo. Além dos conselheiros, temos na sede um auxiliar-administrativo, um carro com motorista à disposição exclusivamente para uso do Conselho Tutelar. Quando há alguma emergência no período noturno, as denúncias são feitas para a Guarda Municipal, que aciona o Conselho Tutelar”, informou.
REQUISITOS
Lurdes também explicou as regras para se inscrever como conselheiro(a). “Ser maior de idade, residir no município por, pelo menos, três anos, possuir nível universitário e não possuir antecedentes criminais. Então, os interessados tiveram um período para se inscrever e os inscritos passaram por um curso de formação, e fizeram uma prova de conhecimentos gerais referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, destes, somente aqueles que tiveram 60% de acerto na prova disputaram a eleição de domingo, dia 6”, informou.