Presidente da FNP promove encontro entre prefeitos eleitos da RMC
A reunião abordou os seguintes temas: sugestões referentes à reforma tributária, financiamentos, emendas parlamentares, PEC 529 do governo do Estado, mudança tributária e pandemia de coronavírus
Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Da Redação
Dezenove prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram com o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, na última quarta-feira, 18. O encontro tratou os seguintes temas: sugestões referentes à reforma tributária, financiamentos, emendas parlamentares, PEC 529 do governo do Estado, mudança tributária e pandemia de coronavírus.
Thomás Capeletto (PSDB), que assumirá a Prefeitura de Itatiba no próximo ano, em entrevista à reportagem da CRN, disse que a reunião foi produtiva e afirmou que a RMC tem de trabalhar em harmonia. “Um bom relacionamento com as cidades próximas realmente nos ajuda a desenvolver Itatiba”, comentou.
O atual prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira (PSD), reeleito no último domingo, ressaltou a importância de se assumir estratégias contra o coronavírus. “Foram vários assuntos importantes que pudemos tratar, inclusive foram apresentados os índices sobre a pandemia na região, que indicam desaceleração de novos casos de covid-19. Todos os prefeitos têm que caminhar juntos, com base em dados, com planejamento e estratégias bem definidas”, disse.
A orientação é para que os municípios mantenham suas campanhas de conscientização junto à população, enfatizando o uso de máscaras e de álcool em gel. Outra questão abordada foi a manutenção de estruturas na área de saúde, para atender casos de covid.
Reforma tributária
Sobre a reforma tributária, os prefeitos pontuaram a importância da união dos municípios. A proposta é fazer uma simplificação dos impostos e garantir que não haja perda para os municípios, que absorvem as responsabilidades com a população e ficam com o percentual menor na divisão dos recursos.
Como ponto de partida, foram citados o ISS e o IBS, cuja alíquota de 25%, em caso de imposto único das três esferas de governo, na divisão, o Estado fica com 13%, a União com 10%, e o município com apenas 2%.
Demais prefeitos
Também participaram da reunião os prefeitos de Americana, Chico Sardelli (PV); Cosmópolis, Junior Felisbino (PP); Engenheiro Coelho, Dr. Zeedivaldo (PSB); Hortolândia, Perugini (PSD); Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB); Nova Odessa, Leitinho (PSD); Pedreira, Hamilton Bernardes Junior (DEM); Santa Bárbara D'Oeste, Rafael Piovezan (PV); Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania); Valinhos, Capitã Lucimara (PSD) e seu vice, Osvaldo Rocco (PSD); Vinhedo, Dr. Dario (PTB); e Adézio Dias (vice-prefeito de Engenheiro Coelho). O prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Dênis Andia, presidente da RMC, e que não concorreu à reeleição, também esteve presente.