Prejuízo milionário: Dise desarticula esquema de tráfico de cocaína no interior de SP
Quase 70 quilos da droga foram apreendidos; motorista responsável pelo transporte do entorpecente foi preso

Foto: SSP-SP
Por Karla Neves
Por meio da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana, a Polícia Civil desarticulou um esquema de tráfico de cocaína na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. Um motorista de 29 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (1º).
Quase 70 quilos da droga foram apreendidos no veículo do suspeito pelos policiais, causando um prejuízo avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão ao crime organizado.
A operação, denominada Boa Vista, leva o nome do bairro alvo das investigações. Os agentes apuravam denúncias de tráfico na região quando identificaram dois veículos suspeitos de serem usados no transporte das drogas.
As equipes passaram a monitorar o bairro estrategicamente disfarçadas. Durante o trabalho policial, foi possível identificar os veículos descritos na denúncia.
Os agentes iniciaram o acompanhamento e, durante a abordagem, os motoristas tentaram fugir. Um dos carros caiu em uma vala de contenção de águas pluviais, onde o motorista foi detido. O outro suspeito desembarcou do veículo e conseguiu fugir.
Durante a vistoria, os agentes encontraram seis caixas com 63 tijolos de cocaína. Segundo a Dise, é um prejuízo milionário ao crime organizado. Os dois carros foram apreendidos.
O homem foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde permanece à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas e associação criminosa na Dise de Americana.
Segundo estatísticas compiladas pela Secretaria da Segurança Pública, as cidades do interior do estado apresentaram a maior apreensão de entorpecentes desde 2001. Ao todo, as forças de segurança apreenderam 18,1 toneladas de drogas no mês de fevereiro, sendo essa a maior quantidade registrada de acordo com a série histórica.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 74%, sendo 17 toneladas apenas de maconha. O resultado da produtividade policial faz parte de operações como a 'Boa Vista', que visam transformar as cidades em locais mais seguros e livres do esquema de tráfico, proporcionando mais segurança à população.