Prefeitura realiza pagamento da subvenção do seguro rural de 2023
A subvenção, autorizada por lei municipal, é válida ainda para produtores de figo, nectarina, atemoia e manga, estabelecidos no município
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Na tarde de quinta-feira, dia 24, a Prefeitura de Itatiba oficializou a liberação anual da subvenção do seguro rural aos produtores de frutas. Simbólica, a assinatura foi celebrada entre o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e o produtor Cesar Pretti, representando todos os demais que acompanharam a reunião, realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.
Neste ano o valor da subvenção é de R$ 64.978,57 divididos entre 31 produtores – vindos de 51 apólices, a maioria de caqui (60% delas). O benefício é voltado à produção de agricultura familiar e contempla neste ano produtores de uva, pêssego, ameixa, mexerica ponkan, tangerina e goiaba, além do já destacado caqui. A subvenção, autorizada por lei municipal, é válida ainda para produtores de figo, nectarina, atemoia e manga, estabelecidos no município. O pagamento dela já foi liberado aos produtores, que estão com a safra anual segurada.
“Temos que reconhecer o trabalho dos produtores rurais em toda oportunidade que tivermos! Sem eles, não tem comida na mesa. E, para Itatiba, simbolizam a fonte de uma de nossas riquezas – o caqui – e atrativos turísticos, com as plantações, o turismo rural e toda a cadeia de negócios trazida pela Festa do Caqui, que faz a economia girar”, destacou o prefeito Thomás.
Valdir Montico falou em nome dos produtores, lembrando que o seguro já é uma ajuda aguardada por eles. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hiroshi Bando, completou dizendo que este recurso é uma ajuda “que se soma a todos os esforços que a Prefeitura vem fazendo nesta gestão para valorizar e desenvolver os negócios agrícolas em Itatiba”, citando também as obras de infraestrutura e asfaltamento em 15 estradas – até então de terra - que vem sendo realizadas no último ano em diversos bairros rurais, para ajudar no escoamento da produção de frutas.
“E, nas próximas semanas, o asfalto vai chegar à Tapera Grande”, pontuou o prefeito, informando sobre as novas regiões contempladas pelo programa municipal Avança Itatiba – Mobilidade e Infraestrutura.