Prefeitura premiará nesta noite (21) melhores projetos de Letramento em Programação
Tech Oscar 2023 será às 19h no Teatro Ralino Zambotto com o tema Tecnologia e Sustentabilidade
Foto: Divulgação
Tech Oscar é o nome da cerimônia de premiação da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, aos times com os melhores trabalhos do Projeto Letramento em Programação desenvolvido em 15 escolas. A edição 2023 será na noite de hoje (21/11), às 19h, no Teatro Ralino Zambotto. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e apoio da Universidade São Francisco (USF).
Neste ano, a ação também tem apoio de: Centro de Educação Ambiental de Itatiba (Ceai) - também da Secretaria da Educação, já que neste ano o tema é Tecnologia e Sustentabilidade: a sintonia do futuro. Apoiam também a Câmara Municipal de Itatiba, MegaRobo e ZucaToys.
O evento reunirá alunos e professores da Rede Municipal de Ensino que desenvolveram trabalhos nas aulas de Letramento em Programação e Robótica. Os trabalhos das categorias Jr. e básico passaram por seletiva na própria unidade de ensino; os de robótica e intermediário foram apresentados no último dia 07, na USF, e avaliados pelo corpo de jurados. O projeto se encerra na noite de hoje com a aguardada premiação aos futuros desenvolvedores do Projeto Letramento em Programação.
Projeto
O projeto teve início em 2015 e, mesmo com a pandemia, se manteve ativo, à distância. Em 2022, retornou ao presencial, com aulas também nos Laboratórios de Informática da USF, para colocar o aprendizado em prática. Neste ano, 528 alunos de 15 escolas municipais participaram do Letramento em Programação.
As plataformas usadas são Scratch - nas categorias Básico e Intermediário -, Code - na categoria Jr., e Arduino - para a categoria Robótica, que é o Avançado. O projeto nasceu em Itatiba e hoje, através do Instituto Ayrton Senna, está espalhado pelo Brasil. Os trabalhos foram avaliados pelos seguintes critérios: Etapa Cursada; Plataforma Utilizada e, principalmente, Categorias de Melhor Linguagem Técnica e Melhor Conjunto Pedagógico.
Ao oferecer aos estudantes uma oportunidade de apresentar os projetos, o Tech Oscar promove o protagonismo estudantil e a multiplicação de saberes. Os jovens têm a chance de serem reconhecidos pelo desenvolvimento e se engajar com a comunidade a partir das inovações criadas nas aulas do projeto.