Prefeitura lança novo pacote de medidas para combater coronavírus
As ações envolvem atividades religiosas, comerciais, escolas e o trabalho de servidores acima dos 60 anos de idade.
Foto: Reprodução
Da Redação
Durante reunião, que ocorreu na tarde da última segunda-feira, 16, entre o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e secretários municipais, foi lançado um novo pacote de medidas para a prevenção e redução do contágio do coronavírus em Itatiba, que confirmou o segundo caso suspeito da doença ainda na última segunda-feira.
As ações envolvem atividades religiosas, comerciais, escolas e o trabalho de servidores acima dos 60 anos de idade. Confira as recomendações.
Escolas e funcionalismo
As aulas estão suspensas a partir da próxima segunda, dia 23, por tempo indeterminado. Uma pesquisa será feita com os pais até sexta-feira, 20, para saber quais famílias pretendem que seus filhos continuem tomando merenda escolar durante a suspensão das aulas. Sobre compensação das mesmas, a definição será tomada após controle sanitário da doença.
Professores e estagiários não devem comparecer nas unidades a partir do próximo dia 23. Já os demais funcionários, incluindo terceirizados, trabalham normalmente até nova orientação.
Os servidores municipais com mais de 60 anos, exceto os da saúde e da segurança, devem permanecer em casa. Os mesmos deverão ficar à disposição da Prefeitura no horário habitual de trabalho. O servidor que não cumprir a medida, circulando pela cidade durante o horário, poderá ser advertido ou suspenso. Funcionários terceirizados devem prosseguir trabalhando devido à existência de contrato com empresa privada.
Saúde
Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que se inicia no próximo dia 23, idosos com dificuldades de locomoção poderão ligar na UBS mais próxima ou no Ambulatório Central para agendar a vacina em casa.
Pacientes com mais de 60 anos poderão retirar medicamentos do SUS para três meses. A medida abrange idosos que sofrem de doenças crônicas e autoimunes, como hipertensão, diabetes, lúpus, artrite, doenças respiratórias, DPOC, AIDS, tuberculose, entre outras.
Festa do Caqui
A Prefeitura informou que, com o cancelamento da Festa do Caqui, haverá medidas de auxílio aos agricultores, sendo feita a antecipação do pagamento do seguro rural, ampliação da compra de frutas para merenda escolar, diálogo com mercados para comprarem produtos itatibenses e liberação da venda de frutas em áreas públicas.
Quanto às entidades assistenciais, será feita a antecipação de parcelas de subvenção e auxílio na venda à distância dos mesmos produtos que seriam comercializados na festa.
Cancelamentos
A Prefeitura recomenda a todas as igrejas a suspensão de cultos e missas, e eventos com mais de que 500 pessoas estão proibidos, conforme determinação estadual. Recomenda-se, ainda, a dispensa de pessoas com doenças crônicas ou com mais de 60 anos das atividades. As feiras livres (artesanatos, orgânicos, feiras de quinta e domingo) estão suspensas até nova orientação.
Também foram cancelados os atendimentos dos programas “Fale com o Prefeito” e “Prefeitura nos Bairros”. A Administração informou, ainda, que será criado um número de Whatsapp para dúvidas, informações, combate a fake news e conscientização sobre o coronavírus.