Prefeitura irá conceder isenção de pagamento do alvará
Após a aprovação do estado de calamidade de Itatiba, os comerciantes terão a isenção do pagamento do alavará de 2020
Foto: Reprodução
Da Redação
Após a Câmara Municipal aprovar o estado de Calamidade Pública, na última quarta-feira, 25, a Prefeitura, via projeto de lei, irá conceder isenção do pagamento do alvará de 2020 aos comerciantes afetados diretamente pelo isolamento.
Segundo o prefeito Douglas Augusto, “é uma medida pioneira na região e que pode injetar até R$ 2,2 milhões na economia local. Após o retorno da cidade à rotina, o comerciante deverá protocolar na Secretaria de Finanças o pedido de isenção, informando os dias em que esteve com as portas fechadas”. “Importante registrar, ainda, que determinei a suspensão de todas as cobranças judiciais, protestos e execuções fiscais da Prefeitura”, ressaltou o prefeito.
Douglas também frisou que, via secretário de Serviços Públicos, solicitou ao gerente da Sabesp, Wilson Stocco, e ao gerente regional da CPFL, Ademir, a suspensão por três meses dos cortes de fornecimento em Itatiba, assim como isenção às famílias em vulnerabilidade e autorização para pagamento de tarifa mínima às demais (esses dois últimos pedidos serão analisados e os cortes já estão suspensos).
Isolamento
Também foi informado que os comércios de produtos não essenciais devem permanecer fechados, assim como escolas, templos, clubes, parques, bares, casas noturnas e demais estabelecimentos. Todas as normas instituídas por Decreto Municipal continuam vigorando até o fim do isolamento.
“Segundo o dr. Carlos Lemes, caso todos tenham seguido as regras para não contaminação e tenhamos itatibenses que se infectaram antes do último dia 21, estas pessoas deverão manifestar sintomas nos próximos dias (o ciclo do vírus é de 14 dias). No próximo dia 3, definiremos se poderemos diminuir as medidas de isolamento ou se teremos que mantê-las. Até lá, não podemos dar nem um passo atrás com esta doença, para mantermos a saúde e proteção de toda a população itatibense”, afirmou o prefeito.
Boletim
A Secretaria de Saúde informou, na última quinta-feira, 26, que não foram registradas novas coletas de casos suspeitos de coronavírus. Também não foram recebidos novos resultados do Instituto Adolfo Lutz, sendo assim, os números permanecem iguais aos do boletim divulgado na última quarta-feira.
Até o momento, Itatiba não registra casos confirmados de covid-19. São 27 notificações suspeitas, seis já testaram negativo e 21 aguardam resultados. Os números podem mudar de acordo com a atualização do boletim oficial, divulgado diariamente pela Prefeitura.