Prefeitura entrega alvará para construção do Hospital Veterinário da USF
Foto: Divulgação/USF
A Prefeitura de Itatiba entregou, na manhã desta terça-feira, o alvará e a licença do projeto para construção do Hospital Veterinário da Universidade São Francisco (USF). Em parceria com o Executivo, o novo hospital terá capacidade para atender animais de pequeno, médio e grande porte, além de animais silvestres. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas ainda no final deste primeiro semestre de 2023.
“Avançamos um grande passo na saúde animal em Itatiba. É uma realidade a quantidade de pessoas que tem um pet em casa e que, num momento de doença, nem sempre tem os recursos necessários para dar conforto a ele. A causa animal é saúde pública, mas, mais que isso, é carinho e cuidado que reflete no bem-estar da população! Este é um sonho que será realizado e que, em breve, atenderá nossa cidade”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“O sonho da população itatibense e de qualquer cidade é ter um hospital veterinário, trazer serviço de alta complexidade para a nossa Itatiba. Acredito também que é um ganho gigantesco para as pessoas que trabalham na causa animal. Tenho certeza que isso vai de encontro com o que a gente precisa”, afirmou.
ASSINATURA
O termo foi assinado pelo prefeito Thomás, pelo reitor da USF, frei Gilberto Garcia, pelo Diretor-Presidente da Mantenedora e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, pelos secretários de Meio Ambiente e Agricultura Gustavo Cosenza e Douglas Baptistella, o diretor do Câmpus Itatiba, Renato Pezenti, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cristina Freitas Nunes e outros gestores da USF, além de Regina Célia de Abreu de Paula e Silva, representando os protetores da causa animal no município.
SERVIÇOS PREVISTOS
O Hospital Veterinário Universidade São Francisco (HVUSF) deverá oferecer clínica e cirurgia de pequenos animais, de ruminantes e equinos, de animais silvestres e exóticos; diagnóstico por imagem, laboratorial, obstetrícia e ginecologia, serviços de patologia animal e cremação, inseminação artificial e reprodução animal. Tudo com equipamentos de tecnologia de ponta ao público, alinhado às melhores práticas e ao atendimento de excelência.
“Trata-se do maior projeto de cuidado animal de Itatiba e região. Essa interação com esse setor da sociedade será muito mais intensificada com essa iniciativa”, disse o reitor Gilberto da USF, destacando a importância da experiência na formação profissional dos estudantes a partir do 3º semestre do curso de Medicina Veterinária, que terão acesso a atividades práticas e vivência, para aplicar os conhecimentos adquiridos em casos reais supervisionados por profissionais e corpo docente.