Prefeitura e Estado inauguram cozinha-piloto experimental
Esta cozinha-piloto experimental será o novo espaço para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Casa da Agricultura, e a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo inauguraram na manhã da última quinta-feira, dia 22, o Cozinhalimento, projeto estadual instalado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Ângela Lygia Parodi Scavone, no Jardim Vitória.
Esta cozinha-piloto experimental será o novo espaço para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável nas áreas de atendimento e de incentivo à geração de renda. “É uma satisfação hoje ter na nossa cidade uma cozinha preparadíssima para formar pessoas. Aqui em Itatiba, distribuímos 1, 5 mil cestas básicas por mês - só entre Ação Social e FSS. São trabalhos como esse que a gente vê que é possível diminuir a dependência para que possam levar o sustento a sua família”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“Ficamos felizes porque cumprimos a função de capacitar e de atender na função social, nas campanhas de levar alimento às pessoas, com esta cozinha equipada. Com a que já tínhamos, vamos montar outra cozinha. Nosso desejo é em 2023 e levar ainda mais para os bairros os cursos do FSS - que já tem cinco unidades”, anunciou a primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, valorizando a equipe e todos envolvidos neste projeto de muitas mãos.
Conhecimento prático
O Cozinhalimento oferecerá o conhecimento aliado à prática, como destacou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno. “Essa parte prática é que faz a diferença. Quando se leva um curso mais prático do que teórico, o sucesso é maravilhoso. É a empregabilidade”, comentou.
O projeto atinge, principalmente, o público que busca formação e capacitação, segundo o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado, Celso Toshito Matsuda. “O Cozinhalimento permite que senhoras possam, efetivamente, entrar no espírito do empreendedorismo, fazer comidas em casa, trabalhar em casas comerciais, nas cozinhas. É um projeto fantástico”, elogiou, acrescentando que mais de 40 já foram implantadas.
“Trouxemos vários convênios, entre eles, o Cozinhalimento, que não é simplesmente ensinar a fazer comida. Vai mais longe. É empregabilidade e geração de renda. Hoje você tem condições de gerar vários profissionais para a região gastronômica da cidade”, diz o Prof. Senna, que integrava equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estadual na ocasião da celebração do convênio.
Investimentos
Com investimento de R$ 60 mil do governo estadual e quase R$ 10 mil da Prefeitura de Itatiba, a cozinha-piloto experimental está equipada com itens como assadeiras, balança digital, batedeira, coifa industrial, fogão, forno semi-industrial, freezer comercial, fritadeira elétrica, geladeira industrial, liquidificador semi-industrial, multiprocessador, panelas e até cadeiras universitárias para as futuras aulas, que visam o combate ao desperdício, estimulam a manipulação adequada e a utilização das partes não convencionais dos alimentos, através da educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas.
O Projeto Estadual Cozinhalimento foi elaborado pela Secretaria Estadual de Agricultura em parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) para promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda nesta cozinha industrial. A divulgação será feita no próximo ano pelo CCI, que fica na Travessa Ângelo Perdão - s/n, no Jardim Vitória.