Prefeitura de Louveira informa previsão de chuva e queda na temperatura nos próximos dias
Maio registrou apenas 8,3mm de chuva, quando o previsto era de 74,8mm
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, informa que na próxima terça (13) e quarta-feira (14), há previsão de chuvas no município, com 20mm e 36mm respectivamente, além de possibilidade de uma frente fria, que deve provocar queda na temperatura, com noites mais frias. Atualmente, a Defesa Civil realiza um trabalho constante da Operação Estiagem de 2023, com foco nas medidas preventivas e conscientização por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas neste período.
“Com este período de seca, não esperamos chuvas e por isso é importante informar os moradores para que estejam preparados para a situação, mesmo que o nível não seja intenso. A Defesa Civil está sempre disponível para atender a população, seja por incidentes ocasionados pela chuva ou pela falta dela, através de ações como a Operação Estiagem”, disse o Secretário de Segurança, Osvaldo Cândido.
A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.
Os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em São Paulo ficam entre os meses de junho e outubro. Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são: as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas e o clima seco com ventos frios. Além disso, este período é marcado pela queda brusca na quantidade de chuvas, o que pode causar desabastecimento de água na cidade, caso não haja campanhas de conscientização do uso consciente da água. Maio registrou apenas 8,3mm de chuva, quando o previsto era de 74,8mm.
A Operação Estiagem é uma iniciativa da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio Municipal, Polícia Militar Ambiental, Comando de Aviação da Polícia Militar e outros atores.
Em caso de emergência ligue para Guarda Municipal pelos números 153 ou (19) 3878-1512.