Prefeitura de Louveira incentiva moradores a se vacinarem contra meningite
Embora em Louveira a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tenha trabalhado de forma planejada, há registro de aumento no Estado de São Paulo
Foto: Pref. Louveira
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva os moradores a tomarem a vacina contra meningite. Embora a Prefeitura tenha trabalhado de forma planejada, há registro de aumento no número de casos e óbitos no Estado de São Paulo.
Caso não tenha se vacinado ainda, crianças e adolescentes de até 14 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar a vacinação.
Para atualizar o esquema vacinal, é necessário comparecer na UBS com um documento oficial com foto e a carteirinha de vacinação, caso tenha. A vacina também é indicada para profissionais de saúde.
“É importante que a população compareça às UBSs não apenas para verificar a vacinação de meningite, como também para atualizar a carteira de vacinação das crianças em relação a outras vacinas disponíveis”, alerta o prefeito Estanislau Steck.
A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias ou vírus, e pode ser definida como uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
“Entre os sintomas mais comuns estão as dores de cabeça e na nuca, febre, vômito, confusão mental e manchas na pele. É importante identificar os sinais e procurar um serviço de saúde”, disse a Secretaria de Saúde, Márcia Bevilacqua.
A situação epidemiológica atual é considerada de risco, pois é uma doença transmitida por gotículas respiratórias e que pode evoluir para óbito nos casos mais graves. Em Louveira foram registrados 2 casos de meningite em 2022 e ambos evoluíram para cura.
A medida de proteção mais efetiva é a vacinação.
Uma possível justificativa para o aumento de casos foi a queda das coberturas vacinais de rotina durante a pandemia de Covid-19.