Prefeitura de Jundiaí promove ação de limpeza na Serra do Japi
A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) promoveu, em parceria com a Divisão Florestal da Guarda Municipal e a Acqualab, uma ação de limpeza e orientação nas cachoeiras da Macumba, Curva e Morangaba, na Serra do Japi, neste domingo (16). A iniciativa foi realizada em alusão ao Mês do Meio Ambiente e recolheu cerca de 130 kg de lixo.
Dentre os materiais recolhidos estavam uma grande quantidade de garrafas, bitucas de cigarro, sacos plásticos, roupas, toalhas e artigos religiosos.
“Além de remover o lixo que frequentadores deixam no local, a nossa missão é orientar e conscientizar as pessoas que elas não podem adentrar as cachoeiras na Serra do Japi, pois pertencem a terrenos particulares e são áreas de preservação ambiental. Essas pessoas podem ser multiplicadoras da informação”, explica o agente de zoonoses da UGPUMA, Adriano Zonaro. Ele lembrou que deixar lixo na Serra do Japi é crime ambiental, previsto na lei 9.605/98.
De acordo com a assistente administrativa e representante da Acqualab, Glaucia Helena Paulossi, a iniciativa tem o objetivo de conscientização. “É uma ação alinhada com os conceitos da empresa e queremos chamar a atenção de outras empresas e também de famílias sobre a importância da preservação da natureza”, ressalta.
Pessoas ou empresas interessadas em realizar ações de limpeza na Serra do Japi podem entrar em contato pelo e-mail ambiente@jundiai.sp.gov.br.
Quem deseja visitar a Serra, é necessário fazer inscrição pelo programa Visitação Monitorada, pelo site da Prefeitura.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ