Prefeitura de Itatiba retoma atendimento no Centro de Contingência para casos de gripe
O Centro de Contingência funcionou no SUS na última semana
Foto: Arquivo PMI
Da Redação
O Centro de Contingência, criado pela Prefeitura de Itatiba para atender casos de síndrome gripal, que atingem todo o País, voltará a funcionar hoje, 5, das 13h às 18h, no Tiro de Guerra, que fica na Av. Antônio Galvão de Camargo, 430 - Jardim de Lucca (próximo ao SUS). O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Thomás Capeletto, em vídeo publicado em suas redes sociais.
Podem procurar atendimento todas as pessoas maiores de 16 anos que apresentem tosse, febre, dor de garganta entre outros sintomas de gripe. Nesta semana, o atendimento ocorrerá até sexta-feira, 7, mas a previsão é de que o Centro de Contingência funcione no Tiro de Guerra até o próximo dia 14. A farmácia do SUS também estará disponível ao público no mesmo período.
O prefeito lembrou que a UPA, Santa Casa e todos os postinhos do município continuam atendendo a população em casos de gripe. “O Centro de Contingência é mais um caminho para que a população tenha acesso ao atendimento”, ressaltou Thomás.
Mais de 270 atendimentos
Na última semana de 2021, quando os postinhos estavam fechados, tanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quanto a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba tiveram um aumento atípico de atendimentos relacionados a casos de síndrome gripal. Para conter a situação, entre os dias 29 e 30 de dezembro, foi montado o Centro de Contingência no SUS.
Segundo informações da Prefeitura, nos dois dias, foram realizados 273 atendimentos. Destes, 73 pessoas fizeram testes para Covid-19, devido à similaridade dos sintomas. Seis destes testes deram positivos. Outros dois pacientes que apresentavam sintomas mais severos de gripe precisaram ser removidos para a UPA.
Os casos estão relacionados com o H3N2, nova cepa do vírus Influenza A.
Principais sintomas da H3N2
A letalidade do H3N2 é menor quando comparada a grupos de risco da Covid-19, porém, os sintomas da gripe são semelhantes:
- Febre alta;
- Dores nas articulações;
- Congestão nasal;
- Tosse;
- Inflamação na garganta;
- Fortes dores de cabeça e no corpo.
O tratamento é sintomático. Para se proteger da nova cepa, a população deve seguir os mesmos protocolos de prevenção à Covid-19: uso de máscaras, higienização constante de mãos e, sempre que possível, distanciamento social.
Fonte: Prefeitura de Itatiba