Prefeitura de Itatiba realizará Semana Mundial do Brincar 2023
Assim como em 2022, a expectativa é que o Parque Luís Latorre receba grande público para a abertura da Semana do brincar
Foto: Arquivo PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba realiza a partir deste domingo, dia 21, a Semana Mundial do Brincar 2023, que neste ano tem como tema A Natureza do Brincar. Esta realização é em parceria com o Comitê Intersetorial do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância - iniciativa do Governo do Estado e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - com apoio da Aliança pela Infância. O Comitê, em Itatiba, é formado por representantes das secretarias de Educação, de Ação Social, Trabalho e Renda e de Saúde.
Como primeira atividade vem o Domingo no Parque, para que a sociedade entenda e vivencie a importância do brincar na infância para incentivar o desenvolvimento junto à criatividade e imaginação.
O Domingo no Parque será das 9h às 13h com oficinas criativas, apresentações culturais, brinquedos infláveis, slackline, contação de histórias, bolhas de sabão, escultura de bexiga, pintura artística, pipoca e algodão-doce grátis. Também haverá aplicação de doses da vacina bivalente contra Covid-19 e contra gripe.
Entre as apresentações, com apoio da Secretaria de Esportes, estão: Ginástica Artística Feminina Municipal (9h30), Grupo de Dança Pérolas Ciganas (10h), Capoeira com Mestre Laércio (10h30) - com participação do Polo Esportivo e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Lutas de Itatiba com parceria com Carvalho Dojo (11h) e Em Cantos do Brincar, canções infantis com Claudia Grillo e Caio Grillo (12h).
No Parque também haverá Espaço de Troca de Brinquedos do Centro de Atenção à Criança (CAC), onde será possível doar uma peça e sair com outra. Para isso, o CAC também recebe até esta quinta (18/05) doações de brinquedos em bom estado e sem quebra. Outro estande é o de Troca de Livros, este da Oficina das Letras, com apoio do Centro de Educação Ambiental de Itatiba (Ceai).
Programação
Até o próximo dia 26, a Semana Mundial do Brincar terá diversas atividades. Na segunda (22), às 19h, o Teatro Ralino Zambotto terá a palestra Ler e Contar para Encantar, com a contadora de histórias Paula Negrão, que soma 15 anos de trabalho voluntário com crianças hospitalizadas.
Na manhã de terça (23), às 9h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, haverá o lançamento do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), com o título Criança Vê Criança Sente Criança Fala: Itatiba sob o olhar da infância. Contará com a participação do Cemei Profa. Rosa Maria Chrispim Rossi de Oliveira, do Jardim Vitória. Elaborado desde 2021 pelas secretarias da Ação Social, Trabalho e Renda, Cultura e Turismo, Educação e Saúde, sob a coordenação da Comissão Intersetorial, o plano foi elaborado com estudos e debates, além da participação de 38 escolas municipais de Educação Infantil, envolvendo 3.261 crianças na elaboração.
Já na quarta (24), às 15h, será lançado no CAC o projeto da Secretaria de Saúde para Revitalização dos Espaços Lúdicos nas Unidades de Saúde, com pinturas do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, encabeçado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que contribuem para a melhora no atendimento, desenvolvimento e diminuição da ansiedade das crianças.
Dia 25, quinta, às 9h30, a sede da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, ao lado da rodoviária, recebe a Exposição A Natureza no Brincar, do Cras Itinerante, com as atividades feitas com as crianças e suas famílias. Por fim, na sexta (26), das 9h às 11h, outra atividade realizada com as unidades fixas do Cras, o chamado O Brincar nos Bairros, com participação das equipes para brincar com amarelinhas, bambolês, bolas, carrinhos, bonecas e pelúcias, propiciando às crianças experiências lúdicas espontâneas.
Histórico
A Semana Mundial do Brincar é realizada desde 2009 com apoio dos núcleos da Aliança pela Infância, parcerias públicas e privadas em espaços diversos, como escolas, museus, ruas, praças e parques, e tem se tornado política pública e em Itatiba está instituída por lei municipal.
A proposta é que, durante esta Semana, qualquer pessoa possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Todos os anos, acontece em torno de 28/05, data consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.