Prefeitura de Itatiba promove Desfile Cívico de 7 de Setembro às 9h deste sábado
Foto: Renato Jr/Arquivo
O Desfile Cívico de 7 de Setembro, que começará às 9h no Parque Luís Latorre, não será apenas uma celebração local. Além da participação de 1.700 alunos de 33 escolas municipais e diversas entidades, o evento também será uma oportunidade para refletir sobre a importância do Dia da Independência e o contexto histórico que levou à formação da nação brasileira.
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, um episódio que a historiadora Luciene Carris considera "um dos mais importantes da história do país". Segundo ela, "foi o fim do domínio português, especialmente nas áreas econômicas e políticas", mas os efeitos não foram imediatos em todo o território.
Enquanto as províncias do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo apoiaram rapidamente a independência, regiões do Norte, como Pará, Maranhão, Piauí e parte da Bahia, resistiram. O conflito na Bahia foi particularmente intenso, com a intervenção do oficial britânico Thomas Cochrane, contratado para bloquear a província. "Após um cerco em Salvador, a independência foi declarada na Bahia apenas em 2 de julho de 1823", explica Luciene.
Somente em 1825, após mediação da Inglaterra, Portugal reconheceu formalmente a independência do Brasil através do Tratado de Paz e Aliança. Como parte do acordo, o Brasil teve que pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas a Portugal, um valor coberto por um empréstimo inglês. Além disso, Dom João VI foi autorizado a assumir o título honorário de imperador do Brasil, um gesto que refletia o desejo de reunificar as duas nações sob uma única coroa, ainda que simbolicamente.
Com a independência finalmente reconhecida, o Brasil se consolidou como uma nação soberana, com várias outras potências internacionais, tanto europeias quanto americanas, seguindo o exemplo de Portugal e reconhecendo a nova república.
O desfile de Itatiba, além de celebrar esse marco, contará com apresentações de grupos locais, incluindo a APAE, atletas da Melhor Idade, o Proerd da Polícia Militar, e o desfile motorizado com a Guarda Municipal, Bombeiros e Defesa Civil. A Prefeitura também organizou horários especiais de ônibus para facilitar o deslocamento ao evento, incentivando a participação de toda a comunidade.