Prefeitura de Itatiba promove Casamento Comunitário 2023 neste sábado (15/04)
Às 9h, salão de festas do Lar Itatibense da Criança receberá 57 casais à cerimônia civil
Foto: Divulgação/PMI
O Casamento Comunitário 2023 será realizado pela Prefeitura de Itatiba neste sábado (15/04), às 9h. Ao todo, 57 casais terão a celebração no civil no novo salão de eventos do Lar Itatibense da Criança (LIC), à Rua Alfredo de Oliveira Coelho - 139, no Jardim Carlos Borella, em uma cerimônia que contará com decoração especial, buquê e até bolo de casamento.
Este evento coletivo só é possível de ser realizado graças à lei municipal de autoria do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, quando vereador em 2014, e volta a ser realizado após um hiato devido à pandemia. A organização é da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba em parceria com o Cartório de Registro Civil.
“Está tudo preparado. Costumo resumir em uma única palavra: gratificante. Será a realização de sonhos de pessoas que tentaram em seu dia a dia acertar toda a documentação, mas a vida foi impondo alguns empecilhos e não conseguiram. Hoje a Prefeitura de Itatiba será a responsável por isso. Tem casais que já são avós, pais com criança pequena, noivas que estão amamentando, grávidas… É muito emocionante”, disse o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.
Os preparativos foram iniciados em novembro, quando 81 casais se inscreveram. Desde então, receberam orientações sobre os documentos necessários. Mesmo com o apoio total das equipes envolvidas para oficializar o máximo de uniões, 24 casais não conseguiram reunir toda a documentação.
Já os que estão com a documentação em dia, poderão legalizar a situação nesta iniciativa municipal, que realizou no último dia 1° um ensaio geral no salão, bem como com todos que irão trabalhar neste grande evento. Na mesma ocasião, será também celebrado o casamento religioso evangélico de 13 casais - outros nove terão a cerimônia católica no próximo mês, dia 13/05, na Basílica Menor de N.Sra. do Belém.