Prefeitura de Itatiba libera trânsito após alargamento da Ponte do Piovani
Obra de prevenção a enchentes integra Programa Avança Itatiba
Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, liberou na última quarta-feira (28/09) o trânsito da Avenida Fioravante Piovani, que fica próxima à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp, no popularmente chamado Trevo do Lance.
A passagem estava temporariamente interditada para a obra de prevenção de enchentes no Ribeirão Jacaré. No ponto, conhecido como Ponte do Piovani, foi feito o alargamento para dar mais vazão e velocidade à água. A obra foi iniciada no dia 29/08 último e, mesmo com chuvas no período, foi realizada em apenas um mês.
“Foi uma obra realizada antes do prazo previsto. Transcorreu tudo muito bem tecnicamente, não tivemos nenhuma interferência que poderia existir na execução da fundação desta ponte. Assim, conseguimos abrir para o trânsito, pois sabemos da importância daquela ponte para as pessoas que trabalham e moram naquela região”, avaliou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado.
Em execução
Mesmo com a liberação, o trecho continua em obras de melhoria. “Esta liberação é parte de um todo que prevê a ampliação da ponte - restando ainda acabamento e pavimentação do trecho - e o alteamento bem em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp. Ali será levantado o piso da avenida para que, na época de chuva, a água não fique empoçada”, explicou o secretário.
Essas outras etapas estão em execução, dentro do prazo previsto na licitação pública. A obra integra o pacote de Infraestrutura do Programa Avança Itatiba, lançado também em agosto, com ações planejadas para o biênio 2022-2023. Junto à frente Mobilidade Urbana, ambas somam investimento de R$ 54 milhões.
Mobilidade: Programação asfalto (03 a 07/10)
A frente de Mobilidade Urbana do Avança Itatiba segue com as obras pela cidade. Na programação da próxima semana (de 3 a 7/10), tem recapeamento das ruas centrais: Rui Barbosa, Benjamim Constant e Júlio César. Esta é uma previsão das obras, que pode ser alterada por conta das chuvas, como ocorreu ao longo desta semana.
Tem ainda a continuação de obras de pavimentação da Estrada Municipal Benedito Antonio Regagnin, conhecida como Estrada do Pinheirinho – de grande extensão -, e da Rua Antonio Padovan Sobrinho, na região do Parque da Colina, que também não conta com asfalto.