Prefeitura de Itatiba entregará aparelhos auditivos a 360 pessoas
Serão entregues 108 aparelhos até hoje, dia 13, e centenas de outros até abril
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, via Secretaria da Saúde, realizou na manhã de quarta-feira, dia 11, a entrega dos primeiros aparelhos auditivos deste mutirão que beneficiará, ao todo, 360 pessoas. O evento foi no Auditório Dr. José Crispim de Carvalho Noronha, do SUS, o prédio da Secretaria de Saúde.
O investimento é de aproximadamente R$ 800 mil, sendo que metade (meio milhão de reais) vem dos cofres públicos da Prefeitura, complementado por emenda parlamentar de R$ 300 mil obtida por meio do deputado estadual Alexandre Pereira, solicitada pelo presidente da Câmara de Itatiba, David Bueno, que também acompanharam a entrega.
Serão entregues 108 aparelhos até hoje, dia 13, e centenas de outros até abril, proporcionando grande ganho de qualidade de vida com a iniciativa do programa municipal Inova Saúde em convênio com a Ateal - Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, de Jundiaí.
A assistente social da Prefeitura de Itatiba, Joseane Azevedo Moura, explica que a maior parte dos beneficiados nesta fila é de idosos. Para chegar até ela, é necessário, após encaminhamento de clínico geral e de otorrino da rede pública, ter o encaminhamento para a Ateal, que fará os diagnósticos e adaptará as próteses, ajustadas sob medida para cada um, para trazer maior conforto ao paciente.
Após recebidos os aparelhos, o acompanhamento e supervisão fica por conta da Ateal, em Jundiaí, que recebe os pacientes vindos de Itatiba, via Secretaria da Saúde. Cada um dos que já receberam os aparelhos irão à Ateal daqui cerca de 15 dias para checar a adaptação.
Transformação de vidas
O mutirão acelera uma fila de espera que tinha pacientes aguardando há muito tempo, caso da Solimar Augusta Bulizani, que – após esperar seis anos - recebeu simbolicamente a primeira entrega das mãos do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“Hoje eu tô sentindo que eu recuperei uma parte da minha vida: a audição. A perda auditiva é uma dor muito grande. E tem o preconceito também. Esta é uma oportunidade de eu deixar tudo isso de lado. Fiz os testes, hoje recebo o aparelho e agora coloco este novo modelo. Estou me sentindo realizada de poder ouvir”, declarou, emocionada, Solimar, de 59 anos, que tem severa perda auditiva há uma década.
Claudio Freire, aposentado, de 71 anos, tem progressiva perda auditiva há, pelo menos, três anos. “Vai mudar muito (com o aparelho auditivo. No estado que estou, a pessoa me fala uma coisa e eu entendo outra. Não sou surdo, mas tenho deficiência auditiva, e essa perda auditiva traz muito impacto na minha vida. Muitas vezes vejo que a pessoa está falando comigo, mas não entendo ou entendo outra coisa. É uma situação constrangedora. Agora, vai melhorar”, comemora.
O prefeito Thomás ressaltou que o montante a ser entregue neste mutirão equivale a seis anos da média atual. “Aqui em Itatiba são entregues, em média, cinco aparelhos auditivos por mês. Agora, vamos atender 360 pessoas em quatro meses. É uma satisfação fazer anunciar esta entrega e tenho certeza que vai fazer a diferença na vida de todos que esperam há anos este aparelho”, celebrou.
Atendimento e acompanhamento
Segundo o secretário, nas entregas mensais e estaduais, são priorizadas crianças e pessoas em idade laborativa, que trabalham. “Os idosos acabam ficando no final dessa fila; então vamos contemplar, com este mutirão, principalmente os idosos que estão aguardando há muito tempo e é extremamente necessário porque facilita o convívio em casa, a comunicação e a qualidade de vida”, destacou o secretário de Saúde de Itatiba, Renan Dias Irabi.
O evento também contou com representantes da Ateal e da empresa do aparelho ReSound, que fizeram a entrega e testagem dos aparelhos regulados de acordo com a perda auditiva e de vereadores.
“Esses aparelhos são personalizados para cada indivíduo. Cada paciente passa em avaliação na Ateal, onde é feita avaliação com vários profissionais para depois começar as entregas. Daqui 15 a 20 dias, eles passam por uma nova avaliação na Ateal, em Jundiaí, para ver se adaptaram. Como há pacientes que necessitam de dois aparelhos, um para cada ouvido, podemos chegar em um número maior de entrega. Então, vale ressaltar que é um programa não só de entrega de aparelho; consiste em um acompanhamento dos pacientes para ver como está sendo desenvolvido tudo isso”, frisou o secretário.