Prefeitura de Itatiba diz que comprará testes para coronavírus
A Secretaria de Saúde informou que três amostras para análise de coronavírus foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz
Foto: Reprodução
Da Redação
A Secretaria de Saúde informou, na última terça-feira, 24, através do boletim divulgado oficialmente pelo Facebook da Prefeitura, que três amostras para análise de covid-19 foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital. Ainda, segundo a Pasta, nenhum resultado pendente foi informado ontem pelo laboratório. Devido à demora, a Prefeitura disse que está providenciando ela própria a compra de testes importados.
Também foi informado que, na manhã do dia citado, duas fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) estiveram na Valeo para orientações e instrução. A empresa informou, na última segunda-feira, 23, que um de seus colaboradores testou positivo para coronavírus. O mesmo reside em Gaurulhos e se encontra afastado de suas atividades, em isolamento domiciliar.
Monitoramento
A Secretaria de Saúde afirmou que a Visa segue acompanhando o estado de saúde dos pacientes que aguardam resultado dos testes. “Ontem [segunda-feira], quinze deles apresentavam boa evolução e se recuperavam bem. Dois seguem internados, um na enfermaria da Santa Casa (quarto isolado e funcionários usando EPIs adequados) e o outro na UTI, também isolado, apresentando tuberculose, problemas no intestino e outras comorbidades”, disse a Pasta.
Falecimento
Na última segunda-feira, 23, a Santa Casa confirmou o falecimento de uma jovem de 21 anos, que deu entrada no hospital pela manhã, com suspeita de pneumonia. O histórico clínico da paciente registra um tratamento de pneumonia em agosto de 2019 e uma internação, também por pneumonia, em outubro do mesmo ano.
A médica infectologista do estado, do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), foi acionada e avaliou o caso. Tanto ela quanto o dr. Leandro, infectologista da Unicamp e da Santa Casa, entendem que o quadro não se caracteriza como covid-19. Segundo eles, a causa da morte é Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Inicialmente, a funerária acionada não aceitou realizar o velório, temendo ser um caso associado ao coronavírus. O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de Jundiaí, também não aceitou examinar a paciente para diagnóstico da causa mortis. A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, houve coleta de amostra, a qual será enviada ao Instituto Adolfo Lutz para teste, passando a integrar o boletim como caso suspeito.