Prefeitura de Itatiba apresenta Programa Integrando
O programa atende pessoas a partir de 18 anos, desempregadas, residentes no município, em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba realizou na manhã desta quinta-feira (23/02) a apresentação do Programa Integrando, que já atende 100 bolsistas promovendo inclusão social e formação profissional para acesso ao mercado de trabalho. O evento da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda foi no Centro da Juventude Elisa Amélia Franco, no NR Afonso Zupardo, que é a sede do programa.
Integrando é o novo nome e também formato do extinto Requalifica (Programa de Incentivo ao Trabalho e Requalificação Profissional), que atende desempregados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Que o Integrando seja o começo de uma jornada para vocês (bolsistas). Queremos que saiam formados e preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho e tocar a vida fora do programa. Aqui temos uma bolsa para a dignidade e a sobrevivência, mas eu sei que vocês querem e, eu tenho certeza, que podem mais. E é isso que a gente quer: que trabalhem com carteira registrada e possar melhorar a qualidade de vida”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante a apresentação.
“Os bolsistas são beneficiados com a bolsa auxílio de um salário mínimo e uma cesta básica mensal. Como o programa pode atender apenas uma pessoa por residência, na maioria dos casos esta é a única renda para sustento da família toda. Nas atividades práticas do programa eles executam tarefas nos locais abertos em serviços gerais e jardinagem, deixando nossa cidade mais limpa e organizada”, contou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno. O programa oferece ainda vale-transporte, se necessário, para viabilizar a participação nas atividades.
Integrando PCDs
Novidade, o Programa Integrando também integra agora PCD's - pessoas com deficiência, como o deficiente auditivo Antônio Francisco Catuzo e a cadeirante Francielle Silva Moura. “Este programa é uma benção na minha vida! Queria muito arrumar um serviço e através deste programa ‘tô’ conseguindo voltar, mesmo na cadeira de rodas, sem ter vergonha”, disse ela, que tem 23 anos e hoje atua na frente de serviços da Emeb Agenor Vedovello.
“Quero evoluir, aprender mais e voltar para o trabalho com carteira assinada. Em 2019, fui vítima de tentativa de feminicídio, levei 17 facadas do meu ex-marido, meu filho estava presente, tinha três anos. Ele é minha força para eu não desistir e dar um futuro melhor para ele e pra mim”, compartilhou Francielle.
Prática e teoria
Os bolsistas do Programa Integrando têm atividades práticas no dia a dia, são 30 horas semanais, junto a departamentos da Secretaria de Administração e instituições parceiras da Prefeitura. Recebem também formação teórica, de 5 horas semanais, aprendendo Informática, Letramento e Cálculo - inclusive com a novidade – o acesso às aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, em parceria com a Secretaria de Educação, terão início na próxima segunda-feira (27/02). Na preparação para o mundo do trabalho, recebem orientação sobre empregabilidade e empreendedorismo.
“Também tem encontro com psicólogo e formação para o mundo do trabalho, para aprender como se portar em uma entrevista de emprego, como fazer um currículo, e ter esta preparação para conseguir uma vaga formal”, contou Ivete Silva, coordenadora do Integrando.
Há ainda capacitação profissionalizante nas áreas: administrativa, construção civil, serviços gerais/operacional e jardinagem, entre outros. Os participantes serão avaliados mensalmente pela Secretaria da Ação Social, Trabalho e Renda, através de Relatório de Desempenho Teórico-Prático.
Os membros do Integrando já estão utilizando o novo uniforme. “Todos poderão conferir pela cidade nossos bolsistas e espero que possam ser muito bem acolhidos onde quer que estejam. Estamos aqui para apoiá-los, mais do que nunca, nesta formação”, reforçou Ivete.
Vagas
Atualmente, além dos 100 bolsistas, já existe uma fila de espera de 72 pessoas interessadas em ingressar no Integrando. Cada membro poderá permanecer no Programa por até dois anos - recebendo capacitação teórica e prática para a qualificação profissional.
Concluída a capacitação teórica e o período de estágio, o participante será desligado do programa, podendo ser encaminhado ao Centro de Referência em Inclusão Produtiva para inserção no mercado de trabalho, inclusive através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
O programa atende pessoas a partir de 18 anos, desempregadas, residentes no município, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inclusive pessoas em situação de rua - através de encaminhamento da Central de Abordagem Social.
Todos estão cadastrados no Cadastro Único do Ministério da Cidadania e referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Por isso, interessados em entrar na lista de espera devem comparecer a uma das unidades e fazer a ficha.