Prefeitura constata aumento de abandono e maus-tratos a animais em Valinhos
Atos são considerados crimes previstos em lei

Foto: PMV
Com a chegada das festas de fim de ano e das férias, o abandono de animais se torna mais evidente. No entanto, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde e da Agricultura da Prefeitura de Valinhos observou um aumento expressivo no abandono e nos maus-tratos a pets nos últimos três meses. Somente nesta quarta-feira (19), seis filhotes de cachorro foram encontrados vagando pelas ruas da cidade, na região das Chácaras Alpinas. A vereadora Monica Morandi solicitou a presença do departamento para averiguar a situação.
“Nos últimos dias, nos deparamos com uma Pit Bull abandonada, grávida e muito maltratada, possivelmente usada como matriz e agora descartada. Além disso, alguns cães conhecidos como ‘fiapos de manga’, devido à pelagem, foram abandonados próximo ao departamento. No último sábado, um novo caso de abandono na região do Parque Valinhos gerou indignação, pois, junto da cachorra, foi deixado seu pote de água e uma sacolinha plástica com ração. Ela está traumatizada e sob os cuidados do departamento”, informou a diretora do Bem-Estar Animal, Alesandra Fontanesi.
Conforme resolução do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o abandono é considerado maus-tratos. A prática é crime previsto na Lei Federal 9.605/1998, artigo 32, e na Lei Municipal 2.953/96, artigo 64.
O departamento enfatiza que, nos eventos de adoção, o candidato preenche um formulário e, se aprovado, assina um termo de responsabilidade. O novo tutor também recebe um folheto com todas as orientações, tendo como foco principal a guarda responsável.
Reunião para definir ações
O tema será discutido em uma reunião proposta pela Secretaria do Verde com a Guarda Civil Municipal (GCM), agendada para os próximos dias. “Vamos propor algumas ações para combater o abandono, realizar um trabalho de monitoramento e conscientização”, destacou o secretário da pasta, André Luiz Reis.