Prefeitura alerta sobre cuidados com lixo contaminado
É importante destacar que os sacos contendo os resíduos devem ser transportados longe do corpo da pessoa que estiver executando essa atividade
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Da Redação
Devido ao alto poder de transmissão do coronavírus, a Prefeitura de Itatiba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, alerta os cidadãos sobre como se deve proceder ao descarte de resíduos por pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação.
A iniciativa tem como principal objetivo zelar pelo próximo uma vez que, além da transmissão por contato direto, a covid-19 também pode ser transmitida indiretamente através de contato com superfícies, objetos, materiais ou roupas contaminadas. Dependendo do material, o coronavírus pode permanecer por até nove dias e oferecer risco para aqueles que o manejam.
Portanto, em domicílios onde a doença está confirmada ou haja a suspeita de infectados, os resíduos gerados não devem ser encaminhados para a coleta seletiva ou para qualquer outra prática que envolva a reciclagem, pois os mesmos representam risco de contaminação para aqueles que realizam a coleta no dia a dia e a limpeza da cidade.
Destino do lixo contaminado
Recomenda-se que estes resíduos passem ainda pelos seguintes processos: acondicionamento dos resíduos em sacos duplos de plásticos resistentes e descartáveis, até atingirem sua capacidade de dois terços e identificação do resíduo com etiqueta resistente que indique “resíduo/lixo contaminado por covid-19”.
É importante destacar que os sacos contendo os resíduos devem ser transportados longe do corpo da pessoa que estiver executando essa atividade.
Nesses casos, vale ressaltar também que os resíduos não recicláveis (“lixo comum”) e recicláveis devem ser destinados em conjunto para a coleta domiciliar, já que não se deve em hipótese alguma praticar a reciclagem nesses casos.