Prefeitura adota novas medidas de prevenção ao coronavírus
As providências envolvem a intensificação de hábitos de higiene até a suspensão de eventos no município
Da Redação
Em uma reunião realizada na tarde de ontem, 13, entre o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e todos os secretários Municipais, ficaram definidas novas medidas preventivas contra o Coronavírus em Itatiba. As providências envolvem desde a intensificação de hábitos de higiene nas escolas até a suspensão de eventos culturais, sociais e esportivos com potencial de atrair grande público de outras cidades.
Todas as ações fazem parte do Decreto nº 7.353 de 13 de março de 2020, a ser publicado na Imprensa Oficial de hoje, 14. Com isso, fica suspensa, em locais públicos, a realização de eventos com potencial de atração de público externo ao município.
O documento institui, ainda, protocolo de atendimento junto à Santa Casa e UPA, Unidades de Saúde e rede particular, a ser expedido por Portaria da Secretaria Municipal de Saúde. Confira as ações adotadas nas Secretarias Municipais até o fim do mês de março.
Secretaria de Educação
A partir desta segunda-feira, 16, haverá reforço para hábitos de higiene nas escolas. Cartazes serão afixados no interior e na parte externa, alertando para a lavagem das mãos na entrada, antes da merenda e na saída da escola. A qualquer sintoma de febre, tosse, dificuldade em respirar ou coriza, alunos ou professores deverão permanecer em casa.
Secretaria de Saúde
Em caso de confirmação de Coronavírus em Itatiba, será criado o gabinete de prevenção de cuidado aos portadores de doenças infectocontagiosas, sendo composto pelo secretário de Saúde, secretário adjunto de Saúde, secretário de Educação, diretor clínico da Santa Casa, diretor clínico da UPA e coordenador da Estratégia de Saúde da Família, que estarão sob a presidência do Chefe do Poder Executivo. Em caso de necessidade, fica facultada à internação compulsória dos pacientes que apresentarem quadro clínico compatível e que se recusarem a cumprir as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Poderão ser suspensas, a critério da Secretaria Municipal de Saúde, as cirurgias eletivas no município, a partir de eventual confirmação de caso de coronavírus junto a funcionário do corpo clínico, de modo a promover isolamento sanitário na unidade.
Secretaria de Esportes
A Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (voltado à Melhor Idade) comunicou a Secretaria Municipal de Esportes que todos os eventos em território nacional estão suspensos por prazo indeterminado em virtude do Covid 19 no Brasil. Assim sendo, Itatiba se une à determinação e não terá participação.
A Secretaria de Esportes de Itatiba também recebeu comunicado a respeito da suspensão dos jogos dos campeonatos da Associação Regional de Basquete/Federação Regional, para todas as categorias em caráter preventivo. Esses jogos envolvem as categorias de base de Itatiba, e, portanto, não serão realizados como nas demais localidades.
Secretaria de Cultura e Turismo
Todos os eventos culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, com potencial de atração de público externo ao município, que promovam aglomeração de pessoas estão suspensos. Entre os eventos já cancelados estão a Festa do Caqui e Parada Pet.
FSS e Ação Social
Todas as atividades da Melhor Idade promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Itatiba ficam suspensas até o fim do mês de março. Ainda, por precaução, as reuniões grandes, rotineiramente realizadas nos Cras, ficam suspensas.
Outras medidas
Desde o início do mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde já orientou todos os funcionários para os protocolos do Ministério da Saúde com relação ao atendimento de pacientes sintomáticos. No último dia 3, dois mil cartazes com dicas de prevenção ao novo vírus foram distribuídos em pontos de interesse coletivos como escolas, frota de ônibus, prédios públicos, além de estabelecimentos comerciais. Isso por meio do Decreto 7.348, que também obrigou estabelecimentos comerciais que prestam serviço à população, e outros similares, a disponibilizar equipamentos com álcool etílico hidratado 70% em suas dependências.