Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Thatylla

Prefeito de Morungaba: ‘Nossa gestão tem sido reconhecida pela elevação da qualidade de vida da população nos últimos anos’

Segundo o prefeito, Morungaba está em constante evolução, principalmente na área da Saúde

Por Thatylla

Foto: Divulgação/PMI

Da Redação

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho de Oliveira, concedeu entrevista ao Jornal de Itatiba-Diário, onde pôde comentar sobre sua administração no município até aqui e futuros projetos para a Estância.

Entre as reformas que serão entregues em Morungaba, o prefeito destaca a do Ginásio de Esportes e do Terminal Rodoviário. Além das reformas, também serão realizadas diversas obras de infraestrutura, como iluminação pública nos bairros. Confira, a seguir, a entrevista completa:

JI: A chegada do verão e o período de chuvas trouxeram alguns transtornos para a cidade, inclusive com decreto de situação de emergência. Quais obras seriam necessárias para sanar isso? Existem recursos?

Marquinho de Oliveira: Os índices pluviométricos em Morungaba superaram a média esperada no início da noite de 4 de janeiro em uma hora de chuva intensa e contínua. As enxurradas provocaram alagamentos em vários pontos da parte baixa do município, próximo ao Ribeirão dos Mansos, que transbordou em alguns pontos, afetando o comércio, indústria e residências, e resultando em queda de barreiras em estradas que ligam o município a Amparo e Tuiuti, atrapalhando o trânsito local e intermunicipal. Para sanar estes transtornos, teremos de executar a limpeza e o desassoreamento do Ribeirão dos Mansos e adjacentes e a recuperação de cabeceiras de algumas pontes.

Uma parte será realizada com recursos próprios e já estamos buscando outra parte junto ao Governo do Estado. Inclusive, participei na terça-feira (10/1) de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Tarcísio de Freitas, juntamente com a Defesa Civil e representantes dos municípios mais atingidos pelas chuvas, com o objetivo de acelerar as ações emergenciais para a recuperação. Saímos desta reunião com a expectativa de que estes recursos serão liberados o mais breve possível para que as obras emergenciais sejam executadas.

JI: Falando em obras. Qual a principal obra que o senhor destacaria que foi realizada em 2022 na Estância e qual o grande objetivo para 2023?

Marquinho de Oliveira: Em 2022, foram entregues 20 quilômetros de recapeamento de vias localizadas em diversos bairros - um verdadeiro canteiro de obras por toda a cidade - além da melhoria do acesso ao Parque Ecológico Pedro Mineiro, que integra as melhorias na infraestrutura turística de nossa estância. Outra grande conquista no final de 2022 foi a Licença de Operação Definitiva do Distrito Industrial.

Desde o ano passado, importantes obras ainda seguem em andamento e serão entregues em 2023, como a reforma do Ginásio de Esportes; a reforma do Terminal Rodoviário; a construção do Centro Poliesportivo; a construção, reforma e ampliação de escolas e creches; construção do cemitério; a revitalização das pontes das praças centrais; os passeios públicos com acessibilidade entre outras melhorias.

Todas estas obras serão entregues, se Deus quiser, até o final de 2023, além de outras obras de infraestrutura, dentre elas a Iluminação Pública em diversos bairros - essencial para a segurança e valorização da cidade. Mas uma grande ação de nossa gestão em 2023 será a regularização fundiária de 151 lotes do Bairro Barra Mansa, por meio do Programa “Cidade Legal” – um Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana. É um trabalho árduo que conta com diversas etapas em seu processo. No início de 2021, foi realizado o levantamento planialtimétrico; depois um trabalho técnico com os profissionais da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo; o Cadastramento Social, feito pela equipe do Departamento de Ação e Inclusão Social da prefeitura, e agora finalmente vamos concluir todo este processo que trará muitos benefícios a mais de 150 famílias.

Esta regularização fundiária se fazia muito necessária, pois o bairro já existe há mais de 30 anos e até agora os moradores não têm a documentação de seus próprios terrenos. As escrituras serão entregues agora em fevereiro de 2023 e finalmente vão garantir o direito de cada uma destas famílias sobre a propriedade de seu imóvel.

JI: Em 2023, o senhor entra na metade do seu segundo mandato. Qual a avaliação que faz da primeira metade e qual o projeto, a meta, que tinha para o período e não conseguiu concluir ainda?

Marquinho de Oliveira: Tínhamos um Plano de Governo para a nossa primeira gestão (2017-2020), o qual cumprimos praticamente 90% de sua totalidade. E temos um Plano de Governo para esta gestão atual (2021-2024), cuja primeira metade pode ser avaliada muito positivamente, pois até o momento conseguimos honrar cerca de 50% das metas e muitas ações de relevância já estão em andamento. São compromissos firmados com a população morungabense e fazem parte de um plano geral muito bem estudado junto com cada departamento municipal. Eu acompanho cada setor periodicamente, para que junto aos respectivos diretores possamos desenvolver efetivamente etapa por etapa das ações programadas.

Muitas ações estão em andamento, porém o grande objetivo para 2023 é o início das obras de ampliação do Hospital Municipal Santo Antonio. A Prefeitura já adquiriu o terreno e o projeto das obras já está em fase de aprovação junto à Caixa Econômica Federal. Gostaríamos de estar já com a obra de ampliação do hospital pronta, portanto podemos dizer que esta é a meta de 2022 que tínhamos a intenção de já ter cumprido. Porém ainda não foi possível, devido à burocracia.

JI: Como o senhor definiria a identidade da segunda etapa de seu governo?

Marquinho de Oliveira: Nossa gestão tem sido reconhecida pela elevação da qualidade de vida da população nos últimos anos. Esta tem sido a marca de nossa gestão. Posso dizer, portanto, que o propósito de toda a nossa equipe vai prosseguir sendo este: desenvolver ações de políticas públicas voltadas à qualidade de vida. 

JI: A partir de agora, contamos com novos governos em nível estadual e federal. Qual será a sua relação com eles, já que muitas metas e obras dependem desse diálogo tanto com Tarcísio como Lula?

Marquinho de Oliveira: Meu partido, que é o PSD, tem um relacionamento muito bom tanto com o Governo do Estado de São Paulo quanto com o Governo Federal, então acredito que não teremos dificuldades.  Estas relações partidárias já estão politicamente bem encaminhadas. Mas independentemente de siglas - tanto em Brasília como em nossa capital - desde sempre temos sido bem recebidos e feito boas articulações em benefício da população morungabense e agora não será diferente. Afinal tudo se resolve no diálogo.

JI: A Câmara conta hoje com um novo presidente, como será a relação Prefeitura – Câmara?

Marquinho de Oliveira: A expectativa é que seja a relação mais harmônica possível. Sempre tivemos um bom relacionamento com a Câmara e vamos continuar tendo. O Poder Legislativo é um órgão muito importante e tem caminhado ao lado do Poder Executivo complementarmente. Temos todo o respeito ao trabalho tanto do atual presidente, Antonio Salvador Marques, e ao trabalho de todos os outros vereadores.

JI: Como está a questão empregos e novas oportunidades para o cidadão morungabense?

Marquinho de Oliveira: A Licença de Operação Definitiva do Distrito Industrial vai resultar na geração de muitos empregos e muitas oportunidades de negócios. Estávamos trabalhando nisso desde o primeiro dia de nossa primeira gestão - que teve início em 2017.

Logo que assumimos, desarquivamos um processo que estava parado há quase 13 anos na Cetesb e, em apenas 5 meses, conseguimos a Licença de Operação Prévia, mas ainda estávamos buscando diversas outras providências, dentre elas a rede de esgoto no Distrito. Agora cada uma das empresas já instaladas – e também as que estão em construção - já podem dar entrada em seu pedido de Licença de Operação pois o Distrito Industrial está totalmente regularizado. Esta ação vai resultar em muitos empregos para nossa cidade.

JI: A pandemia trouxe uma nova realidade em várias áreas, mas, principalmente, na Medicina. Como Morungaba lida hoje com isso na área da Saúde? Quais os principais avanços?

Marquinho de Oliveira: Foi perceptivo o aumento da procura pelo atendimento SUS no município. A demanda durante a pandemia aumentou em cerca de 30%, sendo que dobrou o número de atendimentos no atendimento de Saúde Mental - que aqui no município chamamos de “Saúde Emocional”. Estamos procurando cada vez mais profissionais para oferecer o digno atendimento a nossa população nas diferentes áreas da saúde.

Em relação aos avanços, podemos destacar que antes as Unidades de Saúde não contavam com tanta oferta nas especialidades médicas. Hoje conseguimos disponibilizar muito mais consultas. O médico oftalmologista antes realizava 40 consultas por mês, no máximo 10 consultas por semana. Hoje são 180 consultas por mês - 45 por semana.

Antes, por exemplo, a ginecologista só atendia uma vez por semana e no máximo 10 consultas, hoje há mais profissionais e é possível realizar 100 consultas por semana, incluindo as pacientes moradoras da Zona Rural. Também o médico obstetra atende 30 gestantes por semana, antes não havia profissional da área.

Hoje Morungaba conta com especialidades que antes não havia na rede municipal de Saúde, como Reumatologista, Médico Vascular e Psiquiatra. Foi ampliado o número de psicólogos entre outros profissionais e também cresceu o atendimento na Ultrassonografia.

Enfim são muitos os avanços na Saúde, nossa equipe de Saúde está maior. Estes profissionais trabalharam muito durante os piores momentos da pandemia realizando um excelente trabalho e prosseguem ainda mais motivados por ter mais condições de trabalho.

JI: Cultura e Esportes. Gostaria que o senhor fizesse uma projeção para essas áreas para os próximos anos?

Marquinho de Oliveira: Estamos investindo bastante tanto na área cultural como na área de esporte. Neste ano, vamos dar continuidade aos projetos esportivos durante o período de contraturno escolar para que as crianças e jovens ocupem seu tempo com atividades saudáveis.  Por meio dos projetos sociais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a prefeitura também vai prosseguir com a oficina de Capoeira – que está relacionada ao Esporte, mas também à Cultura - e as oficinas culturais como a de Teatro, de Balé e de Artesanato, além do projeto Música e Lutheria e o Coral que está de volta.

Em 2022 promovemos grandes eventos culturais que também terão continuidade. O Festival de Inverno cuja primeira edição, no ano passado, recebeu grandes nomes da música brasileira, além de artistas locais e da região. Em quase um mês de programação, o evento atraiu um grande público de toda a região.

Vamos prosseguir com a Feira de Artes & Artesanato que tem recebido um público maior a cada ano e as atrações no Teatro Municipal Fioravante Frare que tem recebido ótimos espetáculos de dança e teatro. Continuaremos a dar apoio aos artesãos locais com a estrutura da “Praça do Artesanato”. E, com certeza, vamos continuar realizando parcerias para a realização do Morungaba Rodeo Fest, com o Circuito Sesc de Artes, com os eventos de corridas, campeonatos ciclísticos e motociclísticos que atraem um bom público para a Estância.

JI: O Turismo é um dos carro-chefe de Morungaba. Em que sentido a Estância vem avançando nesse seguimento?  O que esperar para o setor neste ano?

Marquinho de Oliveira: Morungaba, por natureza, tem uma vocação turística e está cada vez mais preparada para receber turistas e grandes eventos. Hoje temos mais pousadas, temos um grande hotel e contamos com ótimos restaurantes e atrações.

Temos recebido eventos esportivos de renome e realizado um trabalho de divulgação do nosso destino por meio de parcerias com a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e com o Circuito das Frutas.

Neste ano que passou foi realizado o Cadastro Municipal de Turismo, lançamos o Sistema de Inteligência Turística (Situr), nossa marca turística o nosso Portal Oficial Turístico na internet (minhamorungaba.sp.gov.br), o Mapa Turístico com os principais pontos de visitação da Estância e realizamos uma Oficina de Designer de Souvenirs voltadas aos artesãos locais. O Sistema de Inteligência Turística (Situr), por exemplo, é uma tecnologia inédita na área de política pública voltada ao Turismo, pois por meio dele é possível cruzar informações de outras bases de dados para entender como se dá o fluxo de visitantes em determinado período.

Revitalizamos o famoso Túnel de Bambu, que é o grande símbolo de nossa estância Climática. Enfim temos investido na infraestrutura turística para receber o turista cada vez melhor. A cidade está preparada e de braços abertos para os visitantes. E o melhor é que o povo morungabense é acolhedor, sabe e gosta de receber.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceitar todos os cookies