Prefeito de Campinas anuncia que poderá começar a aplicar multas
Ele informou que vai avaliar o comportamento da população nesse final de semana, analisar as imagens das pessoas nos parques públicos
A população deve continuar alerta contra o coronavírus. O alerta foi dado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e pelo secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, em live nesta sexta-feira, dia 14 de agosto. Um gráfico sobre as taxas de transmissão do novo coronavírus no município mostrou que a linha projetada para agosto pode estar um pouco acima de 1, o que exige que a população permaneça alerta. O material foi preparado por estatísticos da Unicamp e especialistas do Departamento de Vigilância em Saúde.
Diante deste cenário, é importante que as pessoas evitem sair de casa se não for extremamente necessário; e ao sair, façam o uso correto da máscara, lavagem adequada das mãos e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5 metro de outras pessoas.
O dado estatístico é importante para medir a velocidade de transmissão do vírus, projetar cenários para o futuro e definir medidas para tentar frear a disseminação da doença.
Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, ao longo do período pandêmico, Campinas chegou a ter taxas de transmissão de 1,8. “Em abril não tínhamos aparentemente muitos casos na cidade, mas a taxa de transmissão era alta. No mês de julho, a partir do dia 7, ficamos por várias semanas, pelo menos três, abaixo de 1 e isso significa que temos menos pessoas doentes entrando no sistema do que pessoas recuperadas”, disse.
Parques e bosques
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou que neste final de semana, os parques municipais vão ser abertos, o que vai exigir muita responsabilidade da população. “Me incomodou muito uma matéria na televisão que vi sobre a Lagoa do Taquaral neste final de semana e todo mundo que passou atrás da reportagem estava sem máscara. Estou resistente à multa, mas vamos fazer o último final de semana da multa moral e vou fazer uma avaliação. Se eu perceber esse comportamento, vou criar a multa para as pessoas que andarem sem máscara na cidade de Campinas”, disse o prefeito.
Jonas Donizette ressaltou que a Prefeitura não deixará que a taxa de transmissão cresça sem tomar uma atitude, por isso, pediu encarecidamente às pessoas que usem a máscara adequadamente. “Não adianta andar com a máscara na mão”, frisou.