Prefeito cobra Estado para ampliação de leitos UTI Covid em Campinas
O anúncio foi feito no momento em que Campinas atinge uma ocupação de 82,81% dos 256 leitos disponíveis na cidade
Foto: Divulgação
O prefeito Dário Saadi anunciou nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, durante transmissão ao vivo, que vai enviar um ofício ao Governo do Estado cobrando a abertura de novos leitos de UTI Covid-19 na cidade ou a transferência de recursos para a compra de vagas na rede particular de hospitais.
O anúncio foi feito no momento em que Campinas atinge uma ocupação de 82,81% dos 256 leitos disponíveis na cidade. No SUS Municipal, a ocupação está em 88,79%, com apenas 12 leitos livres; já no Estadual, dos 17 leitos disponíveis, apenas um está livre, ou seja, a ocupação é de 94,12%.
De acordo com o prefeito, Campinas tem feito a sua parte e vem ampliando o número de leitos. De janeiro até agora, a cidade passou de 74 para 107 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Neste período, não houve ampliação por parte do Estado.
“A pressão por leitos está aumentando e a estrutura do município está chegando no limite. É importante que o Estado faça sua parte para a nossa região”, disse o prefeito. “Esperamos poder contar com a participação do Estado no enfrentamento à pandemia”, completou.
Ampliação de leitos
Durante a live, o prefeito também anunciou a ampliação de leitos de enfermaria. Serão 21 no Hospital Mário Gatti, com abertura prevista já para a próxima segunda-feira, dia 22. Outros 24 leitos devem ser abertos no Hospital Metropolitano Anchieta, dentro de 15 e 20 dias.
Com relação aos leitos de UTI Covid-19, a Prefeitura está em negociação com a rede privada. Há previsão de abertura de sete leitos na Irmandade Santa Casa de Misericórdia; quatro no Vera Cruz e de três a cinco no Samaritano.
“Esses leitos estão elencados nos ofícios que enviamos para o governo do Estado. Nós não vamos esperar o recurso chegar, já demos início ao processo, porque não podemos deixar que ninguém fique sem atendimento na cidade, porém, o município não dará conta sozinho”, completou Dário.
Leitos de UTI-Covid ocupados
Dos 256 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular, 212 estão ocupados, o que corresponde a 82,81%. Há 44 leitos livres, distribuídos da seguinte forma:
SUS Municipal: 107 leitos, dos quais 95 estão ocupados, o que equivale a 88,79%. Há 12 leitos livres.
SUS Estadual: 17 leitos, dos quais 16 estão ocupados, o que corresponde a 94,12%. Há 1 leito livre.
Particular: 132 leitos, dos quais 101 estão ocupados, o que equivale a 76,52%. Há 31 leitos livres.