Prefeito afirma que número de espera por vagas em creches diminuiu desde que assumiu o cargo
Entrevista ao JI
Da Redação
Durante a 124ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, os vereadores discutiram sobre a situação das creches no município. Alguns deles, inclusive, chegaram a comentar que a população tem lhes procurado para informar a dificuldade em encontrar vagas. Na mesma sessão, os edis aprovaram o requerimento 236/2019, convocando o secretário de Educação, Anderson Sanfins, para esclarecer as dúvidas relativas às filas nas creches.
No último dia 16, em evento na Cemei Beija-Flor, a reportagem do JI teve a oportunidade de conversar com o prefeito Douglas Augusto, adiantando o assunto a ser discutido na Câmara. Ele afirmou que assumiu a Administração com quase 500 crianças na lista de espera e hoje este número diminui para 230, havendo, ainda, 110 vagas ociosas, que, segundo ele, ninguém tem interesse. Douglas ressaltou que foram abertas novas salas nas creches Francisca de Castro Camargo, Tesourinha, no Bairro dos Pires, e na Cemei Beija-Flor. “As ampliações são mais baratas que novas unidades e ajudam a diminuir a fila de espera”, comentou.
Novas creches
O prefeito também falou sobre a creche que será construída no antigo prédio da Universidade São Francisco (USF), desativado desde a enchente de 2016. “Estamos para abrir o processo licitatório para reformar o local, que vai comportar quase 200 alunos”. “A creche do Bairro Santa Cruz, que é uma parceria com o governo do estado de São Paulo, também está para abrir a licitação”, informou.
Douglas Augusto disse também que um terreno no Pedro Fumachi, anexo à Emeb Maria do Carmo Parisotto Mosca, está sendo analisado pela prefeitura para a reconstrução da creche Paraíso Infantil em dois lotes, por meio de financiamento.
Questionado sobre os prazos, ele afirmou que, “a creche da USF provavelmente a gente consiga entregar no início do ano que vem; a do Santa Cruz, que é do Estado, o prazo é de um ano e as outras duas depende de contrapartida”.
Nota da Secretaria de Educação
Em nota enviada ao JI, a Secretaria de Educação informou que, “em dezembro de 2016, tínhamos 427 alunos na lista de espera de vagas em creche. Em 2019, a média é de 220 crianças, porém, algumas unidades dispõe de vagas meio período, principalmente para maternal I e II. Ressaltamos que todas as unidades possuem o mesmo padrão de atendimento pedagógico e de qualidade de merenda”.
O comunicado diz ainda que a secretaria está à disposição de pais e responsáveis, que podem comparecer ao Paço Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; ou entrar em contato através do telefone (11) 3183 1890.