Prazo para nomeação de mesários se encerra em setembro
Os membros da mesa receptora são responsáveis por organizar os trabalhos das seções eleitorais do início ao encerramento da votação
Foto: Reprodução
Da Redação
O prazo para que os juízes eleitorais de cada município nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e justificativas, bem como aqueles que atuarão no apoio logístico dos locais de votação para as eleições municipais, se encerra no dia 16 de setembro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode trabalhar no dia de votação, excetos os candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade”.
Ainda, de acordo com o TSE, ficam impedidos de serem mesários integrantes de diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.
Função
Os membros da mesa receptora são responsáveis por organizar os trabalhos das seções eleitorais do início ao encerramento da votação. Também cabe a eles receberem o eleitor, colher e conferir a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados, além de liberar urnas.
O TSE informa que o serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio alimentação e a dois dias de folga no serviço público ou privado para cada dia de trabalho.