Praças de Esportes de Campinas são alvo de vandalismo no fim do ano
Quatro locais foram depredados por vândalos durante a passagem de ano; a população foi prejudicada pelos danos aos equipamentos públicos
Foto: Divulgação
A ação de vândalos em quatro praças de esportes de Campinas durante o período de festas do fim de ano, voltou a prejudicar os bens públicos que são utilizados pela população. Holofotes danificados, trave de quadra comprometida, telhas quebradas, objetos atirados na piscina, lixeiras destruídas e lixos espalhados por toda parte, formaram um cenário desolador.
Esse tipo de comportamento tem sido recorrente no Município, principalmente em datas com feriados prolongados. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, lamenta a falta de cidadania desta minoria: "infelizmente poucos estragam o que é de muitos". "A Secretaria de Esportes e Lazer faz inúmeros esforços para manter os locais esportivos adequados para o bom uso e esses casos só trazem novos gastos que poderiam ser direcionados a outros benefícios para a população”, disse.
A Praça de Esportes Dr. Roberto Ângelo Barbosa, rua Ernesto Luís de Oliveira 45, na Vila 31 de Março, foi a mais atingida. Como o espaço público é aberto, o vandalismo ganhou uma dimensão ainda mais ampla. Depois despejarem lixo em uma área usada pelos banhistas, atiraram objetos, inclusive telhas, dentro da própria piscina, o que acelerou a proliferação de algas, deixando a água da piscina pública verde (foto acima).
Outro registro de desordem foi constatado na Praça de Esportes Primavera, no Bairro Costa e Silva, com várias lixeiras sendo destruídas e muito lixo jogado pelas passarelas e também no campo de futebol.
O mesmo cenário tomou conta da Praça de Esportes Emil Rached, no DIC VI, com muita sujeira e lixo, surpreendendo os moradores que foram ao local na quinta-feira, dia 2 de janeiro, para praticar atividade física e se divertir.
Os vândalos também levaram destruição à Praça de Esportes Salvador Lombardi Neto, no Jardim Eulina, cortando o alambrado para ter acesso à quadra de basquete e futsal. Além de riscarem o piso, também destruíram parte do suporte de sustentação do gol, impedindo a prática de qualquer recreação no local.
Recuperação imediata
Para mitigar o prejuízo à população, a Prefeitura Municipal de Campinas iniciou a recuperação dos locais logo pela manhã da quinta-feira, 2 de janeiro, primeiro dia útil após o feriado de Ano Novo. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos foram direcionadas para a manutenção dos equipamentos que foram comprometidos.
O trabalho de recuperação vai ser intensificado com o reforço dos reeducandos. As águas da piscina da Praça Dr. Roberto Ângelo Barbosa precisaram passar por tratamento especial de recuperação, que foi acelerado para que os usuários possam utilizar normalmente o equipamento a partir desta sexta-feira, dia 3 de janeiro.