Praça ganha pintura especial com projeto Se Essa Rua Fosse Minha
Foto: Divulgação PMI
O projeto Se Essa Rua Fosse Minha, iniciativa pelo Programa FormAção, do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, acaba de deixar sua marca em mais um espaço público de Itatiba: trata-se da Praça Santa Cruz, no bairro Alto da Santa Cruz.
Quem passa pela praça, agora pode ver desenhos enormes no chão, que estimulam crianças às brincadeiras tradicionais de rua, como a amarelinha. A Praça Santa Cruz foi entregue à população revitalizada em junho último, por meio do programa Itatiba em Ação, coordenado pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba.
Os novos desenhos são um convite ao brincar ao ar livre, o principal objetivo do projeto, que conta com bolsistas do Programa Integrando (da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda), capacitados no curso Design de Ambientes Criativos, sob orientação da profa. Maísa de L. Gandolfi Moraes. Para a praça, foram criadas imagens de reinos encantados, com dragões e castelos.
O Se Essa Rua Fosse Minha está presente em vários prédios e espaços públicos. Esta colorida ação intersetorial de pinturas artísticas envolve as secretarias de Governo, Educação, Cultura e Turismo, Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde e Esportes.
Há pinturas lúdicas especiais no Parque Luís Latorre, na Casa Rosa da Mulher – Unidade do FSS, em espaços internos da Secretaria da Saúde, como o CAC – Centro de Atenção à Criança, Centro de Capacitação Solidária, Delegacia da Mulher, parque infantil da Praça José Bonifácio, pista de skate do Jardim das Nações, além de intervenções artísticas nos Cemei Amália Tereza Galante Rossetti, Cemei Profa. Maria Helena Pensado Bianchi, Cemei Faisão, Cemei João de Barro e na Emeb Basílio Consoline.
Desde 2021
O projeto acontece desde 2021 e integrou as atividades da programação da Semana Mundial do Brincar daquele ano. A ideia é pintar circuitos com brincadeiras e jogos em locais de circulação para que, com essas pinturas, os espaços se tornem convidativos à convivência de crianças e também adultos, estreitando laços comunitários nos bairros.