Postais de Campomorone, cidade da Itália
A ligação histórica da Família Parodi com a fotografia começa em 30 de novembro de 1852, em Campomorone, Província de Gênova, onde nasceu Nicolau Parodi.
Campomorone é uma cidade italiana da região da Ligúria, província de Genova, com cerca de 6.500 habitantes. Estende-se por uma área de 26 km² e faz fronteira com Bosio, Ceranesi, Fraconalto, Genova, Mignanego e Voltaggio.
O Acervo Foto Parodi possui alguns cartões postais de Campomorone do século XIX e início do século XX que são muito interessantes e foram colecionados por Nicolau e seu filho João Parodi.
Seguindo a tradição do povo genovês, Nicolau, com apenas 12 anos, embarca como grumete a bordo de um navio mercante à vela, pertencente a um tio paterno armador.
Em 1865, com 13 anos de idade, Nicolau aportou pela primeira vez em terras brasileiras, chegando à capital, Rio de Janeiro, então castigada por uma funesta e devastadora epidemia de febre amarela. Nesse veleiro continuou a viagem para Buenos Aires, capital da Argentina. A viagem desde Gênova até a Argentina durou mais de seis meses.
Com 15 anos, Nicolau concluiu o curso ginasial e ingressou na Academia Naval de Livorno, conquistando a patente de sargento. Nicolau ficou na Marinha Genovesa até 1873 e, nesse período, esteve em Marselha, participando da Guerra Franco Germânica (Guerra Franco Prussiana). Regressando à vida civil, dedicou-se ao comércio em vários ramos. Casa-se pela primeira vez em 1877, com uma moça de Campomorone, Ana Boer, que veio a falecer em 1878, ao dar à luz ao primeiro filho, que recebeu o nome de Achiles.
Nicolau Parodi continua se dedicando ao comércio e muda-se para Roma no final de 1879. Lá conhece Imperatrice (Imperatriz) Mecaroli com quem se casa em 1884. A cerimônia aconteceu na pequena cidade de San Michele in Teverina, onde residia a família da noiva. A primeira filha do casal, Ângela, nasceu em 22 de junho de 1885 e, no ano seguinte, Nicolau retornou ao Brasil.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de informações: Livro “Os Fotógrafos da Família Parodi”, de Rogério Scavone, Editora Centro de Memória da Unicamp, 2023. / Wikipédia.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Postal de uma vista de Campomorone que integra o Acervo Parodi
Postal com a Ponte Ferroviária da cidade de Campomorone
Postal com uma vista de uma igreja de Campomorone