Porto Seguro continua se destacando no turismo nacional; entenda os motivos
Município atrai principalmente estudantes para viagens de formatura
Foto: iStock/ Capuski
Porto Seguro, município baiano, costuma estar presente em grande parte das listas anuais de destinos mais procurados pelos brasileiros, e em 2024 isso não foi diferente. No Anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) de 2024, a cidade ocupou o segundo lugar no ranking dos destinos mais vendidos para viagens no Brasil.
O levantamento analisou o setor de turismo em 2023 e revelou principalmente um aumento de 122% na procura por destinos nacionais, com destaque para a região Nordeste.
As praias de Porto Seguro são muito procuradas não só em épocas com altas temperaturas, como mostra outro levantamento feito pelo metabuscador Kayak. Elas estão entre destinos prediletos também para finalizar e começar um ano da melhor maneira possível.
O Google Trends aponta que a combinação de palavras “Porto Seguro viagem” teve um pico de buscas em dezembro de 2023, comprovando esse interesse, e em julho de 2024, com a chegada da temporada de férias escolares e de alguns trabalhadores.
Charme de Porto Seguro
Na Pesquisa da plataforma Kayak, de 2022, Porto Seguro é o único município que não é uma capital procurado para as viagens de fim de ano. Nessa época, pós-pandemia, a cidade teve aumento na procura em 202%, comparando com as intenções de turistar no local em 2021.
Um dos grandes programas turísticos buscados em Porto Seguro são as viagens de formatura, o que justifica os resultados apontados pelo Google Trends, em relação às épocas escolhidas.
Essas viagens incluem idas à praia nos períodos da manhã e tarde e programações com festas à noite, conforme relatado por estudantes para o Jornal Estado de Minas. Para esses jovens, são fechados também alguns hotéis para aproveitarem melhor a experiência.
E não é só das festividades que esses estudantes e outros visitantes de Porto Seguro desfrutam. A cidade oferece uma verdadeira aula de história da construção do Brasil como nação. Há disponíveis para a visitação uma série de locais da época em que os portugueses chegaram ao Brasil.
Um deles é o Centro Histórico de Porto Seguro, que pode ser visitado com a ajuda de um guia local para ajudar nessa imersão ao passado. Essa parte da cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e tem obras como o Marco do Descobrimento, o primeiro monumento trazido pelos portugueses.
O marco é uma coluna de pedra portuguesa que contém uma inscrição, afirmando, na época, a suposta portuguesa. Há também construções como a Igreja de Nossa Senhora da Penha, o Museu da cidade e a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.
O centro da cidade, no período da noite, é um espaço para aproveitar a vida boêmia. Isso porque a Passarela do Descobrimento é uma rua que, além de abrigar restaurantes e comércios de artesanato, também é popularmente conhecida como Passarela do Álcool. No local, há barracas que vendem os mais variados drinques.
Nesse espaço e em toda a cidade, é possível encontrar igualmente barracas com cacau e produtos feitos à base dessa fruta. A Bahia é o segundo maior estado produtor de cacau do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacando-se, então, pela venda de chocolate.
Outra tradicional delícia baiana é a moqueca, prato servido em todos os restaurantes da cidade em porções para duas pessoas.
Não há como deixar de mencionar que a experiência gastronômica pode também ser melhor aproveitada nas praias e nos distritos do município, conhecidos pelas belas paisagens, como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.